1) quais foram os fatores externos que contribuiram para o aumento da produçao cafeeira no brasil.
2) faça um comentario abordando os fatores internos que contribuiram para o aumento da produção do café no brasil.
3) explique em que consistiu a chamada (macha do café).
4) por que com o aumento da produção da cafeeira tambem aumentou o trafico de escravos para o brasil?
5) o que determinava a lei bill albrerdeen aprovada pelo parlamento ingles em 1845?
6) em que consistiu o incidente do cormorant?
7) explique o que foi a primavera dos povolos
8) explique quais eram as estrategias de resistencias utilizadas por muitos escravos
9) de acordo com o que foi estudado, o que eram os quilombos?
10) explique como foi a participação feminina na guerra do paraguai?
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 01 e QUESTÃO 02
Fatores que contribuíram para o aumento da produção cafeeira no brasil: o clima propício, a grande disposição de mão de obra (em sua maior parte imigrantes italianos) , a "quase plutocracia" da época (favorecendo interesses dos grandes latifundiários), a facilidade para realizar o escoamento da produção ( extensas ferrovias, porto de santos, etc..)
A produção em escala comercial para exportação se fortaleceu somente no início do século XIX, sendo possível devido ao aumento da demanda do produto pelos mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos.
QUESTÃO 03
O café chegou ao brasil em 1727, havendo várias lendas sobre a sua chegada. Até o século XVIII açúcar era uma especiaria mais cara e desejada e por isso o café só começou a obter espaço em 1840 quando começaram a subir os preços e procura da Europa e Estados Unidos.
Como uma resposta a esse aumento na demanda o Brasil começou a aumentar sua oferta de forma rápida. Essa expansão rápida da lavoura cafeeira foi chamada de marcha do café, começando pela região do Vale da Paraíba em São Paulo. Porem pela utilização de técnicas muito agressivas com o solo as regiões eram rapidamente desgastadas e com isso precisava-se migrar para regiões ainda férteis.
O caminho do café foi do Vale do Paraíba para o interior, Mogiana, Campinas e Ribeirão Preto. O café também se alastrou na região centro-oeste que era quase desabitada.
QUESTÃO 04
O Café foi, por anos, um produto muito lucrativo. Isso fomentou a economia e consequentemente aumentou a necessidade de mão-de-obra. Os escravos eram a opção mais barata.
QUESTÃO 05
O Bill Aberdeen aprovado pelo parlamento inglês em 1845, foi uma lei que proibia o tráfico de escravos nas águas do Oceano Atlântico.
A ideia do governo britânico, ao aprovar esta lei, que ficou conhecida também como Slave Trade Suppression Act (Ato de Supressão do Tráfico de Escravos), era impedir que mais pessoas fossem retiradas da África e transferidas para o novo mundo como escravos. Além de um interesse humanitário, que, de fato, pautava certos membros do parlamento inglês, havia o interesse em favorecer o giro econômico.
QUESTÃO 06
Em 1º de julho do ano de 1850 o Cormorant iniciou uma batalha com a "Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá" em um fato histórico que ficou conhecido como “Incidente de Paranaguá”. Nesse incidente o Cormorant foi avariado, porém ainda assim o capitão Schumberg colocou fogo nos brigues Donna Ana e Sereia e também confiscou a galera Campeadora que foi levada para Serra Leoa.
QUESTÃO 07
A Primavera dos Povos ocorreu em 1848 e foi marcada por diversos protestos, em diferentes países europeus, contra a estrutura social atual e defendendo a criação de mecanismos sociais que defendessem os trabalhadores, tendo sido violentamente reprimida.
QUESTÃO 08
Eram diversas as formas de resistência escrava, podemos destacar algumas:
- formação de quilombos
- fugas
- suicídios
- magia
- assassinatos e sequestros de senhores
- paralisações, roubos e sabotagens
- capoeira
- etc.
QUESTÃO 09
No passado, os quilombos se constituíram em locais para refugiar os escravos africanos e afrodescendentes por todo o continente americano.
Na época da escravidão no Brasil os negros fugiam refugiavam-se com outros que se encontram na mesma situação em locais que eram bem fortificados e escondidos no meio das matas. Estes locais eram chamados de quilombos.
QUESTÃO 10
No conflito a presença feminina foi estimulada (e aceita) não só pelos paraguaios, mas também pelos países aliados (Uruguai, Argentina e Brasil). As mulheres paraguaias não acompanharam as tropas de forma voluntária, pois foram pressionadas pela imprensa e pelo governo
Espero ter ajudado!