1) Quais foram as consequências do processo de urbanização durante a Revolução Industrial?
2) Que países passaram pelo processo de industrialização no decorrer da chamada Segunda Revolução Industrial?
3) Como pode ser denominado o processo de urbanização?
4) O que é o fenômeno conhecido como rede de cidades globais?
5) Como se dá o processo de urbanização nos países em desenvolvimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A urbanização provocou diversas consequências nas cidades, relacionadas, em especial, ao rápido e desordenado crescimento dos centros urbanos, em razão do grande volume de movimentação da população do campo para a cidade, assim como dos problemas de desigualdade e renda comuns nos países subdesenvolvidos do globo.
2)Países participantes da Segunda Revolução:
Os principais países europeus que tiveram destaque na industrialização foram a Alemanha e a França. Em menor escala, a Holanda, a Bélgica e a Itália, também participaram dessa revolução.
3)Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
4)As cidades globais, conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.
5)A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infra-estrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc. – e aumento de geração de empregos.