1 - Quais fatos ficaram marcados como o "encerramento" da chamada Primeira República?
2 - Dentre as políticas existentes na chamada da República Velha estão: república do café com leite, política dos governadores, coronelismo. Defina cada um desses termos separadamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-) Um dos fatos que marcaram o encerramento da República Velha foi a crescente complexidade que a política brasileira caminhava no que tange as questões sociais (ou seja, a introdução de novas ideias - tais como o Comunismo e o Anarquismo - que questionavam o status quo político sintético da questão café com leite). Outro fator importante salientar é a não indicação, por parte do então presidente Washington Luís, a um candidato mineiro. Dessa forma, quebrando todo o esquema de revezamento político entre São Paulo e Minas Gerais. Ademais, outro fator que impactou os finais da República Velha foi o assassinato do candidato a vice presidência João Pessoa que acirrou os ânimos daqueles que buscavam derrubar o regime.
2-) República Café com Leite - Um esquema política criado no governo Campos Sales que buscava a alternância do Poder Executivo entre candidatos previamente estabelecidos pelos estados de São Paulo e Minas Gerais (os maiores pilares econômicos e políticos da República até então). Ademais, o termo "café" oriunda de São Paulo (maior produtor de café do país na época) e o "leite" vem de Minas Gerais (que era o segundo maior produtor de café do país mas ficava feio chamar "República do Café - Café então adotaram o leite - que, aí sim, era o maior produtor de leite do país. Além de ser o maior estado em demografia);
Política dos Governadores - Também criada no governo Campos Sales, tal questão buscava um acordo entre os governadores dos estados e o Presidente da República. De maneira sucinta, os governadores apoiavam quem o Governo Federal indicava como sucessão do mandato presidencial e, em troca, o poder central não interferia na política local dos governadores.
Coronelismo - Embora tal prática tenha sido criada muito antes da Proclamação da República, o Coronelismo ganhou protagonismo na República Velha devido ao voto. De maneira sucinta, o coronelismo é uma prática que consiste em um poder local (centrada na mão de um proprietário de terra também chamado de coronel) que determina desde a política até assuntos pessoais dos moradores daquela região. Em suma, leia-se milícia local. Ademais, como a escolha presidencial necessitava de um "verniz democrático", os coronéis coagiam a população local a votar em candidatos que o próprio queria. Dessa forma, devido as características do processo eleitoral daquele período (voto aberto e ausência de um Tribunal Eleitoral), os coronéis utilizavam-se de seus "jagunços" para fiscalizar a população sobre o voto além de se utilizar da troca de favores com a população mais humilde para votarem nos candidatos que ele o determinava.