1- Quais características herdadas desse movimento você é capaz de identificar na obra “Rain Room” de Jayson Haebich?
2- Rain room foi uma instalação muito visitada. Como você acha que são aceitas pelo público, na contemporaneidade, as obras com uso de tecnologia e interatividade? O público as aceita com facilidade? A tecnologia garante à obra ser aceita como algo contemporâneo? Justifique suas respostas de forma fundamentada nos conteúdos discutidos em aula.
cidalimafaria:
Por favor preciso dessa respostas urgente. Alguém pode me ajuda?.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
1 No construtivismo as obras são pensadas como
construções e estruturas, ou seja, local onde reside seu significado e no caso
da obra de Rain Room num cômodo onde chove torrencialmente, sensores detectam
os visitantes, e interrompem a chuva localizadamente, permitindo se atravessar
a “chuva” sem se molhar, é exatamente o local residindo o significado.
2- Uma arte genuinamente contextual, trazendo o público para perto, não só corporalmente como também criativa e subjetivamente. Os espaços de encontro são propostos, mas sua concretização só acontece devido à presença do espectador. E nesse espaço ele pode experienciar um novo espaço-tempo, virtual, pois agora ele é tão importante quanto a obra em si. A relevância do espectador já foi compreendida pelos artistas e agora deve ser entendida pelos produtores e por ele mesmo. Por ser um movimento ainda tão fluido, os profissionais envolvidos devem estar aptos a desenvolver uma nova sensibilidade e maneira de se relacionar. Dessa forma, poderão realizar ações efetivamente significativas. Afinal, uma arte que tem como finalidade primordial fundar espaços físicos de transformação dos indivíduos e do mundo não deve ser tratada levianamente.
2- Uma arte genuinamente contextual, trazendo o público para perto, não só corporalmente como também criativa e subjetivamente. Os espaços de encontro são propostos, mas sua concretização só acontece devido à presença do espectador. E nesse espaço ele pode experienciar um novo espaço-tempo, virtual, pois agora ele é tão importante quanto a obra em si. A relevância do espectador já foi compreendida pelos artistas e agora deve ser entendida pelos produtores e por ele mesmo. Por ser um movimento ainda tão fluido, os profissionais envolvidos devem estar aptos a desenvolver uma nova sensibilidade e maneira de se relacionar. Dessa forma, poderão realizar ações efetivamente significativas. Afinal, uma arte que tem como finalidade primordial fundar espaços físicos de transformação dos indivíduos e do mundo não deve ser tratada levianamente.
Perguntas interessantes