1. Quais características definem uma pesquisa nas ciências naturais?
2. Quais características definem uma pesquisa nas ciências humanas?
3. Há alguma aproximação entre elas em termos metodológicos ou objetivos gerais?
4. Você considera que a acurácia dos dados qualitativos nas ciências humanas são de mesma natureza das ciências exatas? Explicite
Soluções para a tarefa
Resposta:1)Ela é a pesquisa que relaciona teoria e prática no processo da pesquisa científica. Nas ciências naturais, por exemplo, é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional. Cabe ressaltar, por fim, que a pesquisa descritiva, combinada com a pesquisa exploratória, são as mais realizadas pelos pesquisadores ...
2)A maior característica de uma pesquisa na área de Ciências Humanas é a compreensão: pretendemos compreender um dado fenômeno. Elegemos um objeto de estudo e nos esforçamos para compreendê-lo a partir de uma área temática (História, Psicologia, Sociologia, Educação, Economia, Direito, Administração, e muitos outros) por meio de suas teorias.
3)Consideram que, do ponto de vista metodológico, não há contradição, assim como não há continuidade, entre investigação quantitativa e qualitativa. Ambas são de natureza diferente. A primeira atua em níveis da realidade, onde os dados se apresentam aos sentidos: "níveis ecológicos e morfológicos", na linguagem de Gurvitch (1955).
4)O termo nasceu, na verdade, de um neologismo com a palavra em inglês accuracy. Antes disso, a palavra mais comumente utilizada era a de exatidão para explorar a noção de uma medida de proximidade ao valor verdadeiro de uma variável.
Acontece que justamente por conta do neologismo anteriormente citado, acurácia, exatidão e precisão se tornaram sinônimos — de maneira equivocada — para apontar algo que esteja o mais próximo possível desse valor. Mas conceitos mais modernos têm aproximado os termos e apaziguado as longas discussões sobre o tema.
Com isso, ficou acordado que acurácia é, na verdade, exatidão mais precisão. Tendo em vista que a exatidão se refere ao ponto exato de um valor considerado verdadeiro — ou referencial —, ela se aproxima da exatidão, apenas, quando uma medição é realizada.
Agora, quando mais medições são feitas, estamos falando da combinação entre precisão e exatidão para explicar o conceito de acurácia. Isso porque ocorre uma série de erros sistemáticos nesse processo, na qual a exatidão se torna a média dos valores obtidos — e a precisão se torna a dispersão dos valores. O que nos leva ao conceito do segundo termo.
Explicação: