Administração, perguntado por krysmonteiro, 1 ano atrás

1. Quais as principais consequências da globalização nos países periféricos: I – Os países são obrigados a seguir regras que mantenham a estabilidade financeira e econômica mesmo que seja em detrimento de investimentos sociais; II - Há um aumento do poder do Estado, que barganha condições e estímulos com as empresas que se estabelecem em seu território, em troca de empregos e investimentos no país. III - Verifica-se nestes países um aumento do acumulo da riqueza entre os mais ricos e uma queda vertiginosa das condições de vida dos mais pobres;

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
1

Ciao, amigo(a)!

Deixarei as mesmas considerações para você.

I – Os países são obrigados a seguir regras que mantenham a estabilidade financeira e econômica mesmo que seja em detrimento de investimentos sociais;  

CORRETO. Os países periféricos, também conhecidos como subdesenvolvidos, precisam zelar constantemente pela estabilidade econômica, com o objetivo de gerar emprego e distribuir mais renda para as suas populações.


II - Há um aumento do poder do Estado, que barganha condições e estímulos com as empresas que se estabelecem em seu território, em troca de empregos e investimentos no país.  

CORRETO. No atual contexto da Globalização, a força do Estado consiste em controlar a atuação das grandes empresas multinacionais (como a isenção de impostos), de forma que elas possam contribuir para a geração de empregos diretos e indiretos.


III - Verifica-se nestes países um aumento do acumulo da riqueza entre os mais ricos e uma queda vertiginosa das condições de vida dos mais pobres;

CORRETO. O processo de Globalização ainda é muito desigual. Na realidade, os países mais ricos são detentores de todo o aparato tecnológico essencial para prodição; por outro lado, os países periféricos (terceiro mundo) são dependentes da tecnologia daquelas nações.

Como consequência disto, a riqueza dos países periféricos é mal distribuída, o que aumenta ainda mais a desigualdade social.


Até a próxima!

Perguntas interessantes