1-) Produção literária da 1° e 2° gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação. Comente. 2-) No trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição? 3-) Quais são as figuras de linguagem utilizadas pelo autor no trecho da obra Senhora? Transcreva-as no caderno. 4-) A obra Iracema foi escrita em prosa, apresentando características predominantes em textos poéticos. Cite alguns trechos que comprovem a presença desses elementos: sonoridade, ritmo, rima, adjetivação etc. 5-) no excerto: " Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa de graúna, e mais longos que seu talhe de Palmeira. O favo de Jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado". quais figuras de linguagem aparecem neste trecho? A) Pleonasmo e antítese. B) Eufemismo e hipérbole. C) Metonímia é antítese. D) Metáfora e comparação. E) Catacrese e metonímia. ME AJUDA POR FAVOR
Soluções para a tarefa
1. Em Iracema, pode-se notar a exaltação da figura feminina por meio da leitura do seguinte trecho: "Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. ".
2. A personagem Aurélia pode ser definida como uma adolescente, ainda nos seus dezoito anos, de origem humilde filha de uma Camareira, que muda de vida por meio do recebimento de uma herança do avô.
4. Os trechos em prosa, da obra "Iracema", são os seguintes:
“[…] escreveu o que é mais poema
Que romance, e poema menos
Que um mito, melhor que Vênus.”
5. Nota-se a presença evidente das figuras de linguagem Comparação e Metáfora.
1) Percebemos a descrição da figura de uma mulher idealizada, isto é inatingível ao amado, nos seguintes trechos da obra “Senhora”:
- “deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade”
- “Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante”.
Os trechos acima representam a idealização da figura feminina, característica típica do Romantismo. O autor se refere a mulher como uma "deusa dos bailes", revelando sua posição inferior em relação à amada. Além disso, a chama de " musa dos poetas", como se servisse de inspiração para os homens, mas fosse intocável. A indicação de que a moça era "ídolo dos noivos em disponibilidade” também indica que a mulher não estava à disposição, mas era tratada como uma divindade. O segundo fragmento também indica que a mulher não era vista como real, mas de forma exaltada.
Já na obra "Iracema", pode-se notar a idealização da figura feminina por este trecho: "Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.". Para começar, Iracema é retratada como uma mulher virgem, pura, que nunca havia sido tocada. Isso já manifesta o distanciamento do autor em relação à índia.
Link para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/26009462
2.No trecho da obra "Senhora", possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição que ela era uma jovem muito bela, moradora da cidade, que ficou milionária de forma inesperada.
Podemos perceber que Aurélia Camargo, protagonista do romance "Senhora", pode ser caracterizada como uma personagem adolescente, "ainda nos seus dezoito anos". Além disso, é possível afirmar que ela era filha de uma camareira. Tinha, portanto, suas origens humildes. Essa situação foi modificada após receber uma herança de seu avô. Isso fez com que Aurélia ficasse milionária de forma repentina e mudasse sua situação econômica.
Link para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/7617689
3) Algumas das figuras de linguagem utilizadas pelo autor no trecho da obra "Senhora" são estas:
- Comparação: " que se realçam como a flor em vaso de alabastro" e " que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante”. Podemos afirmar que se trata de uma comparação, pois é feita uma analogia direta, ou seja, com a presença de elementos comparativos, conforme indicam as palavras destacadas ("como").
Link para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/27138513
4. Alguns trechos da obra "Iracema" que comprovam a presença de elementos de textos poéticos, como sonoridade, ritmo, rima e adjetivação são os seguintes:
- “O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
- “Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.”
- "Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa de graúna, e mais longos que seu talhe de Palmeira."
Os dois fragmentos acima são exemplo de características de texto poético na obra "Iracema". Na verdade, ritmo e sonoridade são características presentes em toda a obra. Além disso, há uma minuciosa descrição de todas as cenas , o que justifica o uso de adjetivos.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/4372061
5. No excerto: "Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado", as figuras de linguagem que aparecem são estas: metáfora e comparação. Por isso, o item D é o correto.
No trecho "Iracema, a virgem dos lábios de mel, " o autor, José de Alencar, quer indicar que os lábios da índia Iracema que são tão doces quanto o mel. Assim, ocorre uma comparação (da doçura dos lábios de Iracema com a doçura do mel), mas não há um elemento comparativo; diz-se, portanto, que há uma metáfora, pois ocorre uma comparação disfarçada.
Além disso, há comparação nestes trechos: " tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado". Percebe-se que há uma analogia e aparecem, nesses casos, elementos comparativos, que estão destacados. Trata-se, então, de comparação.
Quer saber mais? Veja este link: https://brainly.com.br/tarefa/27330472
Espero ter te ajudado!
Bons estudos!