1) Pra Maquiavel, em seu livro o Príncipe, como os homens buscavam uma forma de organização?
2) Qual é a forma de governo ideal para maquiavel?
3)Como o homem vive no ‘Estado da Natureza’, segundo Hobbes?
4) Qual é o contrato, sugerido Hobbes?
5) Quem seria o homem que centralizaria o poder, segundo Hobbes?
6) O que é estado absolutista?
7) O que afirmou o pensador Locke?
8) Segundo Locke, que direitos são mais importantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Os homens buscavam uma forma de organização que controle seus maus sentimentos e seus desejos mundanos, ou seja, uma forma de governo que controle a maldade humana.
2- Para Maquiavel só um príncipe poderia organizar uma sociedade sem maus desejos, educada, virtuosa e com estabilidade nas instituições. Quando conseguisse isso, não seria mais necessário o governo do príncipe, passando a forma de governo para a República, onde homens agora virtuosos participariam ativamente.
3- vive em permanente guerra de todos contra todos, onde o mais forte sempre busca dominar o mais fraco.
4- Esse conflito permanente fez com que os homens buscassem uma maneira de evitá-lo, fazendo um contrato que garantisse a paz. Mas
para Hobbes, a assinatura de um papel não resolveria os problemas, era preciso que todos os homens submetessem sua vontade a vontade de um só homem que conseguisse que eles mantivessem respeito às leis.
5- O homem que centralizaria o poder seria o rei e a organização da sociedade seria o Estado absolutista.
6- O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil.
7- afirmou que os homens concordaram, livremente, em organizar a sociedade buscando de preservar e garantir ainda mais os direitos que possuíam no “estado de natureza”.
8- O direito à vida, à liberdade e à propriedade.
Resposta da resto das perguntas :
9- deveriam criar um
conjunto de leis e escolher a forma de governo a partir da decisão da maioria.
10- O objetivo principal desse governo seria garantir a propriedade e caso não cumprisse sua obrigação e usasse de força acima do permitido pelas leis, daria o direito legítimo ao povo de resistir e derrubar o governo tirano.
11- ele não admitia o poder absoluto de um rei ou soberano, pois para ele qualquer tipo de governo só seria legítimo com o consentimento do povo.
12- afirma que os homens escolheram entre serem completamente livres em seus impulsos ou aceitarem as garantias de liberdade e de propriedade definidas pelas leis.
13- Para Rousseau, a partir do momento que nós fazemos as leis, obedecê-las é um ato de liberdade.
14- para ele é necessário o uso da razão e da liberdade para que os homens fizessem o contrato social
15- organizou a criação de um Estado, onde todos fossem iguais perante as leis
16- Para ele, não importa a forma de governo, desde que esteja submetido ao poder soberano do povo, sendo o governo sempre um corpo administrativo do Estado, limitado pelo poder do povo.
17- resposta pessoal.