ENEM, perguntado por fernandaradaelp9098, 4 meses atrás

1) "povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição." fonte: decreto federal nº. 6.040 de 7 de fevereiro de 2000. conforme vimos nesta aula, qual alternativa corresponde a algumas das comunidades tradicionais da região norte? * 1 ponto faxinalenses, indígenas e ribeirinhos. ciganos seringueiros e praieiros. caatingueiros pantaneiros e seringueiros. indígenas, ribeirinhos e seringueiros. 2) vivem da extração da fibra da palmeira da piaçava (utilizada na fabricação de vassouras), do tupi "planta fibrosa". esta é uma das principais atividades econômicas das populações que habitam o médio e alto rio negro e seus afluentes, no amazonas. o trecho acima refere-se aos: * 1 ponto seringueiros pescadores piaçabeiros peçonheiros

Soluções para a tarefa

Respondido por henriqueearth
0

Resposta:

As políticas públicas voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais são recentes no âmbito do Estado brasileiro e tiveram como marco a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que foi ratificada em 1989 e trata dos direitos dos povos indígenas e tribais no mundo.

No Brasil, esse público passou a integrar a agenda do governo federal em 2007, por meio do Decreto 6040, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.

De acordo com o Decreto 6040, os povos e comunidades tradicionais são definidos como "grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos por tradição".

Entre os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, açorianos, campeiros, varzanteiros, pantaneiros, caatingueiros, entre outros.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as Comunidades Tradicionais constituem aproximadamente 5 milhões de brasileiros e ocupam ¼ do território nacional. Por seus processos históricos e condições específica:

Perguntas interessantes