Em 1686 Sir Isaac Newton apresentou sua obra Principia Mathematica Philosophiae Naturalis (Os princípios Matemáticos da Filosofia Natural), chamado de Princípia. Nela Newton descreve assuntos de Física, matemática, Astronomia, Mecânica e sobre Gravitação.
Esta obra é composta por 3 volumes:
1-De Motu Corporum- Sobre o Movimento dos Corpos
2-De Motu Corporum- Sobre o movimento dos corpos(Continuação)
3- De mundi Systemate- Sobre o sistema do Mundo
Sobre as leis de Newton, suas aplicações e sua enorme contribuição para a ciência, considere as seguintes afirmativas:
(5 Pontos)
Qualquer variação do vetor velocidade, em relação a um referencial inercial estará associada a uma mudança na massa do corpo.
A segunda lei, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, estabelece que a aceleração de um corpo submetido a uma força externa resultante é diretamente proporcional à sua massa
Podemos afirmar que um corpo que possui Força Resultante Nula não tem nenhuma força atuando sobre ele.
Se um corpo tem velocidade constante, o somatório vetorial das Forças que atuam sobre ele será diferente de Zero.
De acordo coma Terceira Lei de Newton, Força Peso e Força Normal formam um par ação e reação.
Soluções para a tarefa
Somente a afirmativa V (terceira lei) é verdadeira.
Afirmativa I (Falsa): Newton define o momento linear como o produto da massa pela velocidade do corpo e em seguida ele define a força como sendo aquilo que faz variar a velocidade:
Se a massa for constante:
Vale lembrar que existem casos onde a massa varia como no lançamento de foguetes. Mas este caso específico não faz a aceleração da gravidade alterar a massa de um corpo em queda livre.
Afirmativa II (Falsa): A segunda lei de newton nos diz que a massa e a aceleração são inversamente proporcionais.
Supondo um experimento onde a força seja sempre constante, ao aumentar o valor da massa, veremos uma redução no valor da aceleração resultante desta força.
Afirmativa III (Falsa): A força resultante nula significa que duas ou mais forças se cancelam. Em resumo, usamos a força resultante nula para descobrir quais são as forças que fazem um corpo ficar "parado".
A aceleração da gravidade, por exemplo está sempre nos puxando "para baixo" (centro da Terra) e mesmo assim nós nunca atravessamos o chão. Como a aceleração da gravidade nunca "desliga", então a única explicação para nós ficarmos parados é a existência de uma outra força (normal) que gere força resultante nula quando somada com a força da gravidade.
Afirmativa IV (Falsa): Força resultante diferente de zero significa que a aceleração é diferente de zero. E como a aceleração é a variação da velocidade, então não tem como a velocidade ser constante sob ação de uma força resultante diferente de zero.
Outra forma de pensar é:
Se a velocidade for constante, então porque a derivada de uma constante dá zero.
Portanto, e assim vemos que a afirmativa é falsa.
Afirmativa V (Verdadeira): A força normal é a força perpendicular à superfície de contato que surge como reação à força aplicada sobre esta superfície.
No caso de um livro em cima de uma mesa horizontal, explicamos que o livro fica parado nesta mesa por que a força normal cancela a força peso. Ou seja, estas forças formam um par ação e reação.