Português, perguntado por felipeyagami58, 6 meses atrás

1- Posicionar-se criticamente diante do texto, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Leia o trecho de “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis e responda à questão.
Ainda não tinha vencido cem braças do caminho, quando um assobio, que repercutiu nas matas, me veio orientar acerca do perigo eminente que aí me aguardava. E logo dois homens apareceram, e amarraram-me com cordas. Era uma prisioneira — era uma escrava! Foi embalde que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se das minhas lágrimas, e olhavam-me sem compaixão. Julguei enlouquecer, julguei morrer, mas não me foi possível. . . A sorte me reservava ainda longos combates. Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava — pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade! Meu Deus, o que se passou no fundo da minha alma, só vós o pudestes avaliar!

O trecho acima é narrado na perspectiva:

a) de uma mulher sendo capturada

b) de um homem capturando uma mulher

c) de um rico proprietário de terras.

2- Mc Soffia: “Muitos ritmos, como rap, jazz, funk, axé e rock, foram criados pela cultura negra. A maioria das pessoas pensam que a maior parte dos artistas do rock é branca, mas não é. Acho importante falar que tudo o que é feito por pessoas pretas é criminalizado, porque existe um preconceito contra as culturas afrobrasileiras. Os artistas pretos que deram início às culturas musicais são “invisibilizados” e não se fala em lugar algum sobre eles. Mas quando entra uma pessoa não negra, parece que fica mais aceito. Isso é o racismo velado: as pessoas só conseguem aceitar as coisas quando brancos entram.”

a) denuncia a criminalização

b) não fala em invisibilidade

c) é criadora de diversos ritmos musicais.​


505560l: (a) e (c) errei e deu essa resposta '-'
kaansousa15: Realmente, as respostas são (a) e (c)

Soluções para a tarefa

Respondido por raffasiilveira
3

O trecho de "Úrsula", escrito por Maria Firmina dos Reis, é narrado pela perspectiva de uma mulher que está sendo capturada, assim como aponta a alternativa A. Isso pode ser notado pela utilização da primeira pessoa e da descrição de uma fuga que está sendo apresentada.

Já na segunda questão, podemos notar pelos argumentos utilizados pela cantora MC Soffia, que os artistas pretos, embora marginalizados e criminalizados, são os criadores de diversos ritmos musicais, assim como aponta a alternativa C.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/4461173

Anexos:
Respondido por Matheusieti
0

1) O texto que tem como base o texto "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis está associado a alternativa A. Nesse ponto, vemos a ideia de uma mulher sendo capturada, fato que apesar de retratado de forma literária acontece todos os dias, mesmo que fora desse sentido literal de "captura".

Diariamente mulheres do mundo todo são vítimas de crimes como a violência sexual, o assédio moral, o desrespeito, além da violência doméstica, sendo sobrepostas em relação as práticas que surgem como fruto da sociedade patriarcal.

O texto é um tipo de crítica?

Sim. utiliza elementos em primeira pessoa que constroem uma narrativa feita pelo olhar da própria mulher e do lugar onde essa captura foi feita.

Mais sobre a ideia de violência contra a mulher: https://brainly.com.br/tarefa/19580352

2 - A alternativa C se apresenta como correta. Segundo Mc Soffia Cada um desses gêneros musicais surgiu de uma região, e, quando pensamos no rap, no funk e até mesmo no jazz e no rock, no passado, ambos os ritmos foram marginalizados. O rap e o funk ainda são nos dias de hoje.

Como notamos a importância do funk no Brasil?

O Funk nasceu nos Estados Unidos como uma cultura urbana, desenvolvida nos guetos, com forte influência do Miami Bass e dos bailes de black music americanos.

Sabendo disso, essa cultura foi introduzida no Brasil principalmente nos bailes funks onde os dj's de comunidades, morros e favelas promoviam esse estilo para dança, ganhando diversas variações ao longo da década de 80, 90 e dos anos 2000, chegando ao topo das paradas em 2022, com um forte apelo do público, mas ainda sim marginalizado pela indústria

Sobre a ideia de cultura popular:
https://brainly.com.br/tarefa/196132

Anexos:
Perguntas interessantes