( 1 ) Posicionamento próprio do autor do texto.
( 2 ) Argumento utilizado pelo autor do texto.
A) A civilização ainda tem a ousadia de estabelecer “jardins zoológicos” e “aquários”, que, na realidade, são prisões para a exposição dos animais selvagens, privados de liberdade e confinados para o deleite e a curiosidade dos humanos. [ ]
B) "Confirmando o impacto devastador das atividades humanas sobre a natureza, a "Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" (IPBES, na sigla em inglês), da ONU mostrou que há 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção", [ ]
C) Portanto, o ser humano está provocando o 1° exterminio ecocida em massa. Acontece que o Ecocidio é também um suicidio, pois o ser humano não consegue viver sem a natureza e sem a riqueza dos ecossistemas e sem a estabilidade climática [ ].
D) Tribunal Penal Internacional [TPI] decidiu, no final de 2016, reconhecer o ECOCIDIO (destruição em larga escala do meio ambiente) como crime e um delito de escopo local e global que justifica criminalizar as agressões contra o meio ambiente. [ ].
E) A biodiversidade da Terra está ameaçada. [ ].
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) [ 1 ]
B) [ 2 ]
C) [ 1 ]
D) [ 2 ]
E) [ 1 ]
Explicação:
A) O trecho "A" reporta-se ao posicionamento crítico do próprio autor do texto, pois emite uma opinião permeada por adjetivos, sem citar nenhuma referência ou dados científicos.
B) O trecho "B" trata de um argumento pesuasivo, pois apresenta referências e dados como: "Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos", "IPBES" e "ONU".
C) O trecho "C" reporta-se ao posicionamento crítico do próprio autor do texto, pois emite uma opinião permeada por adjetivos, sem citar nenhuma referência ou dados científicos.
D) O trecho "D" trata de um argumento pesuasivo, pois apresenta referências do: "Tribunal Penal Internacional - TPI", que criminaliza como delito de ECOCÍDIO quanto às agressões contra o meio ambiente.
E) A frase da alternativa "E" emite uma opinião do autor, um breve posicionamento sobre o tema.