1. Portugal chegou as Américas com o claro objetivo de encontrar ouro e prata para se fortalecer economicamente. Não encontrando, explorou o pau-brasil. Explique a importância do pau-brasil para a economia portuguesa
2. Para um maior controle da economia brasileira, foi organizado o modelo administrador das capitanias Hereditárias. Defina-as
3. Através da carta de Doação e do Foral, os capitães-donatários passaram s ter direitos e deveres. Cite-os
99 pts
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Portugal chegou as Américas com o claro objetivo de encontrar ouro e prata para se fortalecer economicamente. Não encontrando, explorou o pau-brasil. Explique a importância do pau-brasil para a economia portuguesa.
A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de que sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil.
Antes da efetiva colonização do Brasil, que começou, de fato, na década de 1530 com a montagem do sistema mercantilista, o produto que trouxe maior rentabilidade aos aventureiros, navegantes e primeiros colonos que aqui se instalaram foi o pau-brasil.
O interesse na extração e comercialização do pau-brasil, ou Caesalpina echinata, como é conhecido cientificamente, resultou de duas características principais inerentes a esse vegetal:
1) as propriedades de tingimento de tecidos, que vêm da sua coloração avermelhada;
2) sua madeira resistente, que servia para a confecção de vários artigos, desde instrumentos musicais até móveis.
2. Para um maior controle da economia brasileira, foi organizado o modelo administrador das capitanias Hereditárias. Defina-as.
As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária.
Por motivos de melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delega a exploração e a colonização aos interesses privados, principalmente por falta de recursos de Portugal em manter a sua colônia de além mar.
Ocorre então a divisão do território em capitanias, que iam do litoral até o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas, um modelo de colonização que tinha obtido sucesso na Ilha da Madeira e em Cabo Verde, na África. A primeira divisão forma a Ilha de São João, colocada sob responsabilidade de Fernando de Noronha em 1504. A iniciativa de colonização utilizando este modelo respondia à necessidade de proteção contra invasores, sobretudo franceses.
De início, foram quinze beneficiários agraciados com capitanias no território da colônia portuguesa. Os escolhidos eram membros da baixa nobreza portuguesa que a Coroa acreditava terem condições para a empreitada de colonização. Esses nobres foram denominados donatários e representavam a autoridade máxima da capitania. O donatário não era dono, mas deveria desenvolver a capitania com recursos próprios, responsabilizando-se por seu controle, proteção e desenvolvimento. Juridicamente, se estruturava o controle da capitania através de dois documentos: Carta de Doação e Carta Foral.
As capitanias hereditárias e seus donatários:
Maranhão (Lote 1) - Aires da Cunha associado a João de Barros.
Maranhão (Lote 2) - Fernando Álvares de Andrade.
Ceará - Antônio Cardoso de Barros.
Rio Grande do Norte - João de Barros associado a Aires da Cunha.
Itamaracá - Pero Lopes de Sousa.
Pernambuco (Nova Lusitânia) - Duarte Coelho
Bahia de Todos os Santos - Francisco Pereira Coutinho
Ilhéus - Jorge de Figueiredo Correia
Porto Seguro - Pero do Campo Tourinho
Espírito Santo - Vasco Fernandes Coutinho
São Tomé - Pero de Góis
São Vicente (dividida em dois lotes: São Vicente e Rio de Janeiro) - Martim Afonso de Sousa.
Santo Amaro - Pero Lopes de Sousa
Santana - Pero Lopes de Sousa
3. Através da carta de Doação e do Foral, os capitães-donatários passaram s ter direitos e deveres. Cite-os.
Direitos e deveres dos donatários .
Direitos:
- Explorar os recursos naturais e minerais da terra.
- Desenvolver a agricultura e a pecuária, obtendo lucro com estas atividades.
- Exercer o poder político-administrativo em sua capitania.
- Doar sesmarias aos colonos.
- Escravizar índios para serem usados como mão de obra.
- Exercer o poder judiciário (justiça) em sua capitania.
- Cobrar impostos dos moradores e comerciantes que atuavam na capitania.
- Estabelecer engenhos de açúcar.
Deveres:
- Fazer a proteção do território, principalmente da faixa litorânea, contra os invasores (holandeses, ingleses e franceses).
- Desenvolver a colonização dos territórios.
- Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil.
- Fundar vilas na colônia.
- Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração de pau-brasil.
Explicação:
Na questão 1, pode-se explicar que o pau-Brasil foi o primeiro recurso brasileiro a ser explorado por Portugal em grandes quantidades devido o seu valor no mercado europeu.
Na questão 2, é possível dizer que as capitanias hereditárias se tratavam das terras brasileiras concedidas a pessoas de Portugal. Além disso, eram passadas de geração a geração.
Já na pergunta 3, pode-se citar a proteção das terras contra invasores como dever dos donatários e a garantia de cultivo das terras como direito dos capitães-donatários.
Colonização portuguesa em terras brasileiras
No início da colonização, Portugal procurava pedras preciosos no País, mas, como não encontrou, passou a explorar especiarias típicas do Brasil, sendo o Pau-Brasil uma das mais importantes delas.
Nesse cenário, essa árvore tinha muita importância no mercado europeu, visto que nela havia uma resina vermelha que servia como corante para tecidos, algo valioso na época.
Além disso, é válido ressaltar a composição de capitanias no Brasil, dado que a coroa portuguesa não tinha recursos para financiar uma colonização no território.
Assim, preferiu dividir essas terras em vários pedaços e concedê-las a cidadãos portugueses dispostos a cultivá-las, gerenciá-las e protegê-las de invasões estrangeiras.
Para saber mais sobre a colonização portuguesa no Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/4394683
#SPJ3