1)
“Portando, o discurso apocalíptico deve ser tratado como um conjunto flexível de recursos que os antigos judeus e cristãos puderam empregar para uma variedade de tarefas persuasivas. Sempre que os antigos judeus e cristãos recorreram a temas como visões e revelações, viagens celestiais, catástrofes finais, e assim por diante, eles estavam usando discurso apocalíptico.”
Sobre a temática do apocalipse assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As literaturas cristãs surgidas no cristianismo primitivo eram baseadas somente em revelações sem nenhum contato com o contexto vivido.
b)
Estes textos não apresentam imagens complexas, a fim de facilitar a leitura e interpretação aos crentes que tem terão contato com seu conteúdo.
c)
Trata-se de um gênero literário com estilo único, uma ideologia social e escatológica como um conjunto de ideias e estilo de escrita particular.
d)
Os textos apocalípticos cristãos não se baseiam em nenhum outro documento. São inspirações vindas diretamente da divindade até seus interlocutores.
e)
Estes textos fazem parte do imaginário da época e a revelação dada procura satisfazer o anseio da sociedade marginalizada desse período.
2)
“O sistema de escravatura e a escravatura como sistema, escravatura elevada à potência como acontecimento natural – este cinismo dos dominadores torna claro que a liberdade da paz romana é, em primeira linha, liberdade romana [...] A liberdade romana e a paz baseada no poder das armas são, na realidade, dois lados da mesma medalha. A partir de Roma, do centro, podia-se falar sobre ‘paz e liberdade’ de modo diferente do que na província [...].”
Em relação a temática apresentada, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A pax romana é um dos pontos de divergência entre a pregação de Cristo e o Império Romano.
( ) Para Cristo a paz que os cristãos podem proporcionar é diferente da que os romanos propiciam através do Estado.
( ) Para Cristo, assim como para os romanos, a paz deve ser realizada através das armas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – V.
b)
F – F – V.
c)
V – F – V.
d)
V – V – F.
e)
F – V – V.
3)
“A maioria dos discípulos e discípulas de Jesus era constituída de judeus. A primeira expansão do cristianismo deu-se nesse ambiente, a língua, costumes, tradições, práticas judaicas foram reinterpretadas à luz da mensagem de Jesus. Desde o século II aC, os judeus encontravam-se espalhados pelo mundo helenizado (diáspora). Em Antioquia, capital da província da Síria, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez, chamados “cristãos” (cf. At 11, 26). A partir das sinagogas e comunidades judaicas helenizadas, expandiu-se o cristianismo fora do contexto judaico tradicional. Por fim, o cristianismo expandiu-se até Roma, alcançando as fronteiras do Império Romano, no contexto do mundo gentio ou pagão.”
Sobre a expansão do cristianismo primitivo assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A nova fé logo expandiu para além das fronteiras do judaísmo.
b)
Não houve crises de choque cultural e de costumes.
c)
As comunidades anunciavam um Deus punitivo e repressivo.
d)
A pregação da ressurreição e da vida eterna foi aceita por todos.
e)
A nova seita pregava uma vida hierarquizada e individualista.
4)
“Desde os dias do cativeiro em Babilônia, e daí em diante, o judaísmo apresenta um enxame de místicos religiosos com visões apocalípticas sobre o futuro do homem. Por meio desses visionários, diz o eminente orientalista W. F. Albright, “elementos inumeráveis da fantasia pagã e até mitos inteiros entraram na literatura do judaísmo e do cristianismo”. Por exemplo, o rito do batismo – diz ele – remonta às religiões da Mesopotâmia, como também muitos dos elementos na história da vida de Cristo. Entre estes o Dr. Albright inclui a sua concepção por uma virgem, o seu nascimento relacionado com os astros, e os temas da prisão, da morte, descida aos infernos, o desaparecimento por três dias e posterior ascensão aos céus.”
Em relação ao batismo, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O batismo é uma prática iniciada por João Batista.
b)
O batismo não faz parte do conjunto de sinais que identificam os cristãos.
c)
O batismo cristão é apenas um ato de purificação.
d)
Para seitas do primeiro século, ele é um ato de confirmação da fé e renovação.
e)
Para os cristãos, ele representa a confirmação da fé, a renovação e um renascimento
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
e)
Estes textos fazem parte do imaginário da época e a revelação dada procura satisfazer o anseio da sociedade marginalizada desse período.
d)
V – V – F.
a)
A nova fé logo expandiu para além das fronteiras do judaísmo.
e)
Para os cristãos, ele representa a confirmação da fé, a renovação e um renascimento
Explicação:
Respondido por
0
Resposta: 1 E, 2D, 3A, 4E
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás