Geografia, perguntado por ta540517, 6 meses atrás

1 porque o Brasilé considerando um país populoso e pouco povoado ?

2 oque significa expresSão densidadedemográfica?

3 quais fatores influenciam a distribuicão da população?

4 qual é a finalidade do recenseamento ?

5 Quais povos foram os formadores do povo brasileiro?

6 quais povos migraram em maior número para o Brasil na utimas décadas ?

7 quais fatores contribuem para a queda da imigração brasileira após 1930 ?

8 em anos resentes houve um de aumento povos imigrantes em território brasileiro quais povos imigraram para o Brasil e quais foram as causas ?

9 oque é taxa natalidade ?

10 oque é taxa mortalidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaubntt64
1

1. O Brasil é considerado um país populoso, pois tem um grande número de habitantes em seu território. ... A relação entre a extensão territorial e o número de habitantes no Brasil é baixa: 26,4 habitantes por km2. Portanto, o Brasil é um país populoso e pouco povoado.

2. Densidade demográfica é um índice demográfico que calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado. Esse índice possibilita a análise da população de um dado lugar. Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área.

3. Podemos evidenciar que os principais fatores que corroboraram com a distribuição da população pelo mundo certamente foi a busca pela sobrevivência. Isto é, as populações que inicialmente eram nômades, deslocavam-se sempre em busca de novos alimentos além de locais que fossem propícios para a vida em grupo.

4. O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

5. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

6. As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).

7. Após 1930, a imigração passou a declinar. Contribuiu para esse declínio a Lei de Cota, criada a partir do governo ditatorial de Getúlio Vargas (1934). A Lei de Cota restringia a entrada de imigrantes no Brasil, com exceção de portugueses.

8. As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP). *ESSA EU NÃO TENHO ABSOLUTA CERTEZA*

9. Em demografia, por taxa de natalidade, ou ainda taxa bruta de natalidade, deve entender-se o número de nados-vivos que nascem anualmente por cada mil habitantes, em uma determinada área. A taxa de natalidades de uma região é o número de nascimentos por 1000 habitantes em um ano.

10. A Taxa de Mortalidade é um índice utilizado na demografia, que se refere ao número de mortes registradas - geralmente por mil habitantes -, em determinada unidade geográfica (países, unidades da federação, regiões metropolitanas ou municípios) em um determinado período de tempo.

Espero ter ajudado! Bom trabalho!

Perguntas interessantes