1. Porque a distribuição de renda é um importante indicador para avaliar a situação social de um país?
2. Em que grupo de países a distribuição social da renda é menos desigual? E em que grupo ou conjunto de países ela é mais desigual?
3. O que a expectativa de vida indica? Do que ela depende?
Soluções para a tarefa
1. A distribuição de renda compreende importante indicador para análise das questões sociais de um país porque permite observar o acesso da população à educação de qualidade, alimentação, bem como atendimento de saúde adequados.
2. A distribuição de renda é menos desigual nos países identificados como desenvolvidos, ao passo que a maior desigualdade está presente nos subdesenvolvidos, como o Brasil por exemplo.
3. A expectativa de vida indica a qualidade de vida da população, analisando os fatores que permitem aos indivíduos viverem de forma saudável.
1) Porque a distribuição de renda é capaz de mostrar se a população possui acesso aos bens de consumo mais simples, como alimentação, vestuário e moradia.
Desse modo, a má distribuição de renda em um país é capaz de mostrar os mais variados níveis de desigualdade social. No Brasil, por exemplo, podemos verificar que a maioria da população é pobre e com baixa escolaridade.
Portanto, a distribuição de renda é vista como um importante indicador na avaliação da situação social de um país, seja este desenvolvido ou subdesenvolvido.
2) A distribuição social de renda é menos desigual nos países desenvolvidos. E isso ocorre porque os países desenvolvidos possuem bons indicadores econômicos e qualidade de vida.
Nessa dimensão da realidade, os países desenvolvidos possuem uma economia forte (com altos níveis de emprego e renda), índices de qualidade de vida elevados, grandes reservas de capitais (para cobrir crises) e tecnologia produtiva à disposição.
Dessa forma, esses países promovem situações favoráveis para a busca por uma vida mais confortável (no consumo) e com mais qualidade de vida para a população.
3) A expectativa de vida indica o tempo de vida de uma determinada população.
Na prática, a expectativa de vida é feita com base em fatores sociais e econômicos importantes, tais como: geração de empregos, violência, saneamento básico e políticas públicas de saúde (o que inclui vacinação de crianças e idosos).
Desse modo, podemos considerar que a expectativa de vida varia entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. E isso ocorre porque uns países são mais privilegiados em questões econômicas e sociais do que outros (como já foi falado).
Aprenda mais sobre esses temas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4458585
https://brainly.com.br/tarefa/1637787
https://brainly.com.br/tarefa/6931500
Cuide-se bem!