Geografia, perguntado por c0lohannygata, 1 ano atrás

1-Por que os eua investiram grandes quantidades de dinheiro em Taiwan e na Coreia do Sul ?

Soluções para a tarefa

Respondido por renatinhavitt
8
 O crescimento econômico do Japão, nas décadas de 1960 e 1970, tornou-o a maior potência da Ásia. Contando com financiamento dos Estados Unidos, o Japão expandiu sua influência, levando investimentos e incentivando a industrialização em Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul. Já Hong Kong, possesão inglesa, tornou-se foco de grandes investimentos estrangeiros e centro financeiro mundial. Passaram, então, a ser chamados de Tigres Asiáticos.A designação de Tigres foi estabelecida por analogia entre os atributos do animal e a velocidade com que cresceram economicamente, ao se industrializar, e à agressividade perante a política de exportações.
O investimento norte-americano na Coreia do Sul e em Taiwan
Coréia do Sul e Taiwan receberam forte apoio dos Estados Unidos, onde houve treinamento de técnicos e administradores, facilitaram a entrada dos produtos desses países no seu mercado e forneceram tecnologia em diversas áreas. Além de ajuda econômica, o governo sul-coreano recebeu investimentos norte-americanos voltados ao desenvolvimento industrial e à realização de uma reforma agrária.A Coreia do Sul agregou trabalhadores e grupos empresariais em torno do projeto nacional, para o cumprimento de metas de desempenho e controle de preços. Formaram-se grandes grupos industriais, que diversificaram seus investimentos entre os mais variados setores, os conglometados.O pequeno arquipélago de Cingapura, a partir da década de 1960, industrializou-se rapidamente, em um processo semelhante ao do Japão e da Coreia do Sul, baseado nos investimentos em educação e em tecnologia.
Na década de 1980, o Japão, a China e os Tigres Asiáticos, fortalecidos economicamente, iniciaram investimentos em países do Sudeste Asiático, dando continuidade à industrialização e à integração da Ásia.Os principais beneficiados desse processo são Tailândia, Malásia, Vietnã, Filipinas e Indonésia. As exportações desses países vêm crescendo de maneira acelerada, passando de US$ 144 bilhões em 1990, para US$ 770 bilhões em 2006, segundo a OMC.Esses países vêm sendo comparados aos Tigres e chamados de Novos Tigres pelo fato de passarem atualmente por grande crescimento econômico e aceleração do processo de industrialização.
Dinamismo econômicoOs países do Sudeste Asiático, que formavam desde 1967 a Asean, gradativamente deixam de ser apenas fornecedores de matérias-primas aos países asiáticos industrializados e passam a desenvolver seus próprios parques industriais.A Malásia, a Indonésia e a Tailândia são países ricos em recursos naturais e com tradição de habilidosos trabalhadores manuais. A Malásia é um país localizado numa área equatorial, com grandes recursos florestais. O país iniciou sua industrialização pelo processo de matérias-primas.O Vietnã, que recebe investimentos da China e dos Tigres Asiáticos, também tem vivido um importante crescimento econômico atrelado à industrialização. As exportações de produtos industrializados, praticamente inexistentes no Vietnã até a década de 1990, hoje já representam 44% das exportações do país.Em Cingapura, que foi ocupada pelos ingleses até metade do século XX, os produtos industrializados representam mais de 70% das exportações, destacando-se equipamentos para escritório, circuitos integrados, equipamentos de transporte e maquinários.
Perguntas interessantes