1. Por que o tio de Rômulo e Remo os abandonou às margens do rio Tibre?
2. Como Rômulo e Remo sobreviveram após serem abandonados?
3. Quem governava Roma durante a Monarquia?
4. Quem foi o primeiro rei de Roma e como ele se tornou rei?
5. Quem eram os patrícios?
6. Complete com as características de cada grupo:
PATRICIOS: QUEM ERAM? O QUE FAZIAM?
PLEBEUS: QUEM ERAM? O QUE FAZIAM?
CLIENTES: QUEM ERAM? O QUE FAZIAM?
ESCRAVOS: QUEM ERAM? O QUE FAZIAM?
7. Que pessoas formavam o senado Romano e qual a sua função?
8. O que era a Assembleia Curiata e qual sua função?
9. Qual a principal diferença entre os reis em Roma e os reis europeus que vemos na história?
10. Pesquise e informe, hoje no Brasil há um senado, que funções o senado brasileiro possui igual ao Senado Romano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1-Mas, então, qual foi o motivo do abandono dos gêmeos no Rio Tibre? Conta-se que eles eram descendentes do troiano Eneias, que em peregrinação após a destruição de Tróia, teria chegado ao Lácio, na Península Itálica, onde ao chegar recebeu do rei latino local a mão de Lavínia, gerando descontentamento de Turno.
2-Rômulo era irmão gêmeo de Remo, e ambos teriam sido abandonados em um cesto, que foi jogado no Rio Tibre. No entanto, os ventos que atuaram no rio empurraram o cesto para as margens. Assim, foram encontrados por uma loba, de nome Luperca,
3-O Reino de Roma ou também conhecido como Monarquia Romana, foi um período da história da Roma antiga dominado pelos reis sabinos e etruscos (esses povos junto com os latinos e os gregos formaram o povo romano), entre 753 a.C. a 509 a.C. O controle da cidade-estado de Roma era efetivado por três poderes: o Rei, o senado e o povo
4-Segundo a tradição romana, Rômulo PB, ou Rómulo PE, foi o primeiro rei de Roma, cidade que fundou com seu irmão Remo em 753 a.C. A primeira menção a Rômulo
5-Os patrícios originalmente eram os cidadãos que constituíam a aristocracia da Roma Antiga, equivalendo a uma forma de nobreza hereditária.
6-Os patrícios (em latim: patricius) originalmente eram os cidadãos que constituíam a aristocracia da Roma Antiga, equivalendo a uma forma de nobreza hereditária. Depois da queda do império, o título passou a ser usado em uma larga região da Europa Ocidental para designar a classe urbana governante, mantendo muitas características do antigo patriciado romano.
Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comércio, faziam artesanato e trabalhos agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a monarquia, não eram considerados cidadãos.
No âmbito do direito, por fim, o cliente é uma pessoa que está sob a tutela, a representação ou a protecção de outra (como um avogado): “A minha cliente recusa-se a prestar declarações”. Na Roma Antiga um cliente eraclassificado como um plebeu que possuía um vínculo com um patrono (uma espécie de padrinho ou patrão).
7-O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.
8-Sobre a assembléia Curiata temos que ela diz respeito a principal assembleia durante a monarquia romana bem como durante as primeiras décadas da República Romana. Ela tinha como principal função reunir os cidadão na forma de uma assembléia legislativa para propor e votar leis.
9-Durante toda a Idade Média, Roma manteve parte da sua antiga importância, mesmo com a população reduzida. Era apenas uma modesta cidade quando foi eleita capital da Itália em 1870. A civilização romana deixou para a cultura ocidental uma herança riquíssima.
10-alta, já que no poder legislativo brasileiro existe também uma câmara baixa, que é a dos Deputados. Essa denominação é comum para distinguir casas legislativas dentro de um sistema bicameral, como o brasileiro, e surgiu a partir do primeiro parlamento bicameral do mundo, o do Reino Unido.
O Senado tem origem na Roma Antiga, mas era então chamado de “conselho de anciãos”. Naquela época, o significado de senado dizia respeito a uma organização social formada por homens mais velhos, que eram as pessoas que poderiam participar dessas deliberações e que detinham os poderes legislativos e consultivos daquela cidade-estado da Antiguidade Ocidental.
Espero de ajudado