1) Por que o conhecimento popular ( chamado de senso comum) é "verificável" e a filosofia não?
2) Por que o conhecimento religioso é “infalível” e a ciência não?
3) Por que o conhecimento científico é “aproximadamente exato” e não totalmente
exato?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Resposta:
O conhecimento popular é verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia a dia.
Já na filosofia o conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber, sendo assim as teorias filosóficas não possuem a necessidade de teste ou verificação através da observação.
2)
Resposta:
Porque o conhecimento religioso, é baseado na fé religiosa. Acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana. Assim, não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento religioso é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.
Já na ciência o conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É um conhecimento factual e está baseado em experiências comprovadas. Por isso, é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.
3)
Resposta:
É aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas.