História, perguntado por spohrlucas25, 11 meses atrás

1) Por que chamavam este conflito de Guerra Fria? 2) Quando ele aconteceu? 3) Quais países eram os principais envolvidos neste conflito e o que cada um defendia? 4) Como começou a Guerra Fria e como isso afetou a Europa? 5) Já que não podiam se enfrentar diretamente, como os dois blocos agiam para trazer mais países para seu lado? 6) O que foi a Otan e o Pacto de Varsóvia? Como funcionavam? 7) Cite cinco conflitos locais ocorridos em função da Guerra Fria: 8) Como a União Soviética deixou de existir?


spohrlucas25: me ajudem por favor!!!!!!!!!!!
maryalvesofc91: espero ter ajudado
spohrlucas25: valeu

Soluções para a tarefa

Respondido por gabymil1
6

1.  A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear.

2. A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).

3. Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS)

4.Assim que a Segunda Guerra Mundial chegou a fim, iniciou-se a Guerra Fria.  Ela foi, em linhas gerais, um conflito ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos da América.

A Europa, ao fim da guerra, estava devastada. Isso pois a maioria das batalhas se deu em solo europeu e boa parte dos integrantes dos dois blocos eram países europeus (França, Inglaterra eram alguns dos aliados, enquanto a Itália era uma dos componentes do eixo). Dessa forma, esses países tiveram gastos inimgináveis com os custos de guerra, que incluíam a munição, armas, bombas, tanques, suprimentos, uniformes, ferramentas de logística etc.

Por conta disso, a Europa não se desenhou como figura de grande destaque na Guerra Fria, mas como alvo de ajuda econômica. Por meio do Plano Marshall, os Estados Unidos ajudaram a reconstruir e reerguer a economia europeia. De maneira análoga, o Plano Colombo, da URSS, financiou a reconstrução dos países do Sudeste Asiático.

5. não houve embates diretos entre as potências, mas indiretamente estes apoiaram deferentes riais em diferentes guerras ocorridas pelo mundo. Podemos afirmar que o embate compreendeu uma corrida armamentista e a luta por quem teria maiores armamentos, além de um embate espacial, com a disputa de quem teria maior poder tecnológico.

6. O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado entre a URSS e outros países de influência comunista em 1955. Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram basicamente garantir o contra-ataque no caso de investidas violentas por parte dos países integrantes da OTAN, e ainda proteger seus países aliados no caso de ataques, promovendo um sistema de cooperação mútua, no caso de que algum de seus aliados fosse atingido pelos países. A OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.

7.   Conflitos político-ideológicos

Guerrilhas de esquerda contra os governos apoiados pelos EUA.

Ditaduras militares ocorreram na maioria dos países.

Apollo 11.

Bloqueio de Berlim e a Guerra Fria.

Crise dos Mísseis

8. Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso. Além disso, os gastos gerados pela corrida armamentista da Guerra Fria impediam que a União Soviética fosse capaz de fazer frente às potências capitalistas.

Perguntas interessantes