Química, perguntado por khadjaribeiro, 10 meses atrás

1) Por que as pedras de gelo grudam?
2) Por que quando derrubamos água no chão ela fica unida em aglomerados?
3) Por que os insetos “boiam” na água?
4) Por que são formadas as bolhas de sabão?
5) Por que água e óleo não se misturam?
6) Comparando-se algumas substâncias,como podemos saber qual terá maior ponto de ebulição?
7) Por que as lagartixas conseguem andar nos tetos e paredes?
8) Por que o papel molha e o plástico não?
9) Por que a cola consegue colar?
Pfv!!

Soluções para a tarefa

Respondido por deborahalburquerque
51

Resposta:

1: Porque congela a umidade encontrada na nossa mão.

2: Isso ocorre devido à alta tensão superficial da água e baixa interação com a superfície.

3: O peso dele não é tão denso quanto a água.

Explicação:

Só sei até aqui pois estou também fazendo rsrs


dan7xk: tem o resto das respostas nao ?
Respondido por polianafferreira
73

1) Porque a umidade existente na superfície do corpo é congelada pelo frio do gelo, fazendo-o grudar.

2) Isso acontece devido à alta tensão superficial da água e à baixa interação com a superfície.

Na água em estado líquido temos interações intermoleculares fortes: as ligações de hidrogênio. Isso deixa água com uma alta tensão superficial.

Quando a água é colocada sobre uma superfície, se ela interagir com a mesma, se espalhará formando um filme fino. Contudo, se a água não interagir com a superfície, formarão gotas por causa da alta tensão superficial (caso observado quando derrubarmos água no chão).

3) Os insetos boiam na água devido à tensão superficial.

As moléculas da água se encontram ligadas umas nas outras, formando uma superfície que apresenta uma resistência que possibilita que os insetos andem por cima da água.

4) A bolha de sabão trata-se de uma fina camada de líquido que está encoberta por ar, esse camada é formada por duas camadas (água e sabão), ela tem propriedade de elasticidade (havendo por isso bolhas pequenas e grandes).

5) Porque apresentam polaridades diferentes (a água é polar e o óleo apolar).

A água e o óleo formam uma mistura heterogênea, com duas fases. A água fica por baixo, porque é mais densa que o óleo; esse, por sua vez, como é menos denso fica em cima.

6) Observando o tamanho da molécula: quanto maior for o tamanho da molécula, maior será o seu ponto de ebulição. Exemplo: o etano e o butano são alcanos, mas enquanto a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e o seu ponto de ebulição é -88ºC o butano apresenta massa molar igual a  58g/mol e o ponto de ebulição de 0,5 ºC.

7) Por causa das as forças de Van der Waals.

Em Física, a força intermolecular de Van der Waals é um tipo de força de atração e de repulsão entre as moléculas das patas da lagartixa e as moléculas da parede.

8) Na verdade tanto o papel quanto o plástico molha. Contudo, o papel absorve água e se desintegra, no caso do plástico não acontece essas absorção. O que ocorre é que, ao contrário do plástico, o papel se desagrega com o fluxo de água. O plástico, em contato com a água, não desmancha. Esse é um dos motivos do plástico não ser descartado na natureza, ele pode obstruir passagens de água e até mesmo levar animais à morte ou provocar algum ferimento neles.

9) A cola consegue colar porque é desenvolvida para estabelecer forças intermoleculares fortes em certos materiais.

Isto é, cada cola é específica a determinado grupo de materiais, se usada de forma errônea não apresentará o mesmo resultado.

As partes a serem coladas possuem saliências e poros, pelos quais a cola penetra e possibilita um contato entre suas próprias moléculas e as moléculas do material. Desse modo, as forças de atração intermoleculares mantêm o conjunto inteiro unido, ao secarem.  

Bons estudos!


khadjaribeiro: Mto obrigado❤️
Perguntas interessantes