História, perguntado por Micksnescau, 9 meses atrás

1.Por que as balizas cronológicas da Idade Média estão delimitadas entre os séculos V e XV?
2.Que mudanças ocorreram na Europa durante a Idade Média para que o estudo do período fosse dividido em Alta e Baixa Idade Média?
3. Quais aspectos da Baixa Idade Média mostraram-se presentes em períodos posteriores da História, incluindo os dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por richardsaminez04
16

1.Por que as balizas cronológicas da Idade Média estão delimitadas entre os séculos V e XV?

porque coisas importantes aconteceram nesses século, no séc V. foi a queda do imperio romano do ocidente, e no séc XV. foi a queda do imperio romano do oriente

2.Que mudanças ocorreram na Europa durante a Idade Média para que o estudo do período fosse dividido em Alta e Baixa Idade Média?

a alta idade media se caracteriza por desordem e ataques frequentes de povos bárbaros (como vikings, magiares e muçulmanos)

no ano 1000 esses ataques pararam pq os vikings e magiares foram convertidos ao cristianismo, e os reinos cristãos se fortaleceram e conseguiram expulsar o muçulmanos,

e a baixa idade media começa no ano 1000 ela é caracterizada pela consolidação do sistema feudal (castelos cavaleiros e tals) alem do renascimento do comercio, das artes e do nascimento da burguesia

3. Quais aspectos da Baixa Idade Média mostraram-se presentes em períodos posteriores da História, incluindo os dias atuais.

O livre comercio, bancos e tals,

Respondido por eduardospagnolo
2

Sobre as questões de Idade Média e sobre as mudanças na Europa em decorrência dela, podemos afirmar:

  • 1) Pois durante o século V marca seu início com a queda do Império Romano do Ocidente, e o século XV marca seu fim com a queda de Constantinopla em 1453, e com o início do movimento renascentista.

  • 2) As mudanças que ocorreram na Europa durante a Idade que marcaram a Alta Idade Média foi a evasão da população para o campo em decorrência das invasões germânicas. Já na Baixa Idade Média ocorreu os renascimentos agrícola, comercial e urbano.

  • 3) O comércio e o êxodo rural.

Idade Média e Suas Balizas Cronológicas

A Idade Média dá-se início durante a queda do Império Romano em decorrência das invasões germânicas. Em decorrência disso, vai acontecer a evasão da população das cidades para o campo.

O declínio da Idade Média vai acontecer em decorrência do renascimento agrícola, comercial e urbano. Haja vista esses renascimentos, o sistema feudal vai entrar em declínio assim como as suas bases.

Seu fim vai ficar marcado pela Queda de Constantinopla em 1453 e pelo início dos movimentos renascentistas, que vão trazer de volta a cultura greco-romana.

Alta Idade Média

As mudanças que ocorreram na sociedade europeia durante a Alta Idade Média foi o êxodo rural, e o início do sistema feudal como base estrutural da sociedade.

Nesse contexto, a autoridade política foi se transferindo para os nobres detentores de terras, que começaram a ser conhecidos como senhores feudais.

A sociedade era dividida em três grupos:

  • Nobreza: formado por senhores feudais que detinham a posse de terras.

  • Clero: também possuía terras e era responsável pela unificação da população através da religião.

  • Camponeses: garantiam a base do feudalismo e sustentavam a nobreza e o clero.

Baixa Idade Média

As mudanças que ocorreram na sociedade durante a Baixa Idade Média foram consequência das profundas transformações econômicas que proporcionaram a crise do sistema feudal.

Houveram melhorias nas técnicas agrícolas e em decorrência disso houve um grande aumento na produtividade gerando um grande excedente e potencializando o comércio.

Com essa potencialização do comércio houve a volta da importância das cidades e das rotas comerciais, tanto terrestres como marítimas, fazendo com que a atividade comercial passasse a ser uma das principais fontes lucrativas dos feudos.

Em decorrência disso houve o renascimento urbano que foi marcado pelo surgimento de novas cidades e pelo crescimento dos centros urbanos em decorrência das atividades comerciais.

Comércio e o Êxodo Rural

Com a volta do comércio cada vez mais a população vai passar a abandonar os feudos para ir morar nas cidades se dedicando ao comércio e ao artesanato.

Com isso surgiu uma nova classe social, os burgueses, que por ter origens camponesas sofria grande discriminação social. Apesar das dificuldades nas cidades, tornavam-se pessoas livres não vistas mais presas à terra.

Saiba mais sobre "Idade Média" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15652163

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes