1) Por que a Rússia e conhecida como uma colcha de retalhos herdados do império Czarista e da antiga União Soviética?
R:
2) Quais fatores explicam a importância da Rússia no cenário mundial atual?
R:
3) Por que a expansão econômica da Rússia, está associada a questões demográficas?
R:
4) Além da Rússia quais outros países são os principais fornecedores de petróleo e gás natural para a Europa?
R:
5) Qual país tem importância estratégica no escoamento do gás natural da Rússia e do Cazaquistão para a Europa?
R:
6) Por que a dependência que a Ucrânia tem em relação ao gás natural russo é utilizado como uma “arma geopolítica”?
R:
7) Quais foram as principais mudanças provocadas pela transição econômica na Rússia?
R;
8) Quais foram as consequências da transição econômica para a sociedade russa?
R:
n acho as respostas em lugar nenhum
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) Por que ela corresponde ao que foi maioria do território desses Estados.
2) A Rússia possui muitas relações com países e organizações mundiais, até mesmo pela influência que exerceu no mundo após a segunda guerra, vários países são dependentes do abastecimento russo (gás-natural e petróleo) a indústria, resultado do tempo soviético, apresenta uma grande diversidade entre campos minérios, poços de petróleo, condutas de gás, materiais para a indústria militar, equipamentos para as comunicações terrestre, aéreas e marítimas. A Rússia exporta essencialmente petróleo, gás natural através de oleodutos e madeira, além de outros produtos mais radioativos.
3) A vasta geografia da Rússia é um importante determinante de sua atividade econômica, com algumas fontes estimando que a Rússia detém mais de 30% dos recursos naturais do mundo, com abundância de petróleo (segundo maior exportador do mundo), gás natural (com as maiores reservas e a maior exportação do mundo) e metais preciosos. O Banco Mundial estima o valor total dos recursos naturais da Rússia em US$ 75 trilhões de dólares. A Rússia depende de receitas de energia para impulsionar a maior parte do seu crescimento. A partir de 2012, o setor de petróleo e gás representou 16% do PIB, 52% da receita do orçamento federal e mais de 70% do total das exportações. A partir de 2019, a exportação de recursos naturais representou 60% do PIB do país.
4) Catar, Argélia, Nigéria e Estados Unidos.
5) São o Azerbaijão, Cazaquistão e Uzbequistão e o Turcomenistão, que estão que estão na esfera de influência política e econômica da Rússia.
6) A disputa pelo gás entre a Rússia e a Ucrânia teve início em março de 2005, quando a Rússia começou a mudar radicalmente os preços para o gás natural vendido na Ucrânia. Os dois países não foram capazes de entrar num acordo para resolver a disputa, e a Rússia cortou as exportações de gás para a Ucrânia em 1º de Janeiro de 2006, o que passou a afetar vários países europeus.
Atualmente a Ucrânia consome por volta de 80 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Dessa quantia, a Ucrânia é responsável pela produção de 20 bilhões, compra por volta de 36 bilhões de metros cúbicos do Turcomenistão, e recebe cerca de 17 bilhões da Rússia, como pagamento pelo transporte de gás para a Europa. O resto (de 6 a 8 bilhões) é adquirido da Rússia. Segundo o CIA's World Factbook, a Ucrânia é o quarto maior importador e sexto maior consumidor de gás natural do mundo. Isto é em parte devido ao desperdício e ineficiência, costume adquirido durante a época de dominação da União Soviética.
7) Houve uma mudança de sistema econômico, saindo do socialismo e entrando no capitalismo, e as mudanças são as características do capitalismo: direito a propriedade privada, emprego e salário, desemprego, desigualdades sociais, direito de manifestação, mesmo que ainda controlada. A Rússia passou a ter os mesmos problemas dos países capitalistas, com pessoas ricas e pobres.
8) Um aumento de produção em diversos setores econômicos afinal eles iriam sair do modelo socialista para um mundo capitalista, ou seja toda forma de produção tanto bélica como agronômica seria voltada para o lucro. Assim a Rússia iria começar uma era de ascensão econômica.