1- Por que a Filosofia não era apenas um saber teórico para os gregos
2- A quem se deve a criação do termo Filosofia?
3- Qual a finalidade última da Filosofia?
4- A força da mensagem dos mitos reside no que?
5- O que é um tabu?
6- Cite uma das características fortes de Atenas durante o período democrátic
7- Em que séculos se desenvolveu a Filosofia Pré-Socrática?
8- O que é Cosmologia?
9- O que é Cosmogonia?
10- O que é a arché? O que foi a busca pela arché?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Para os gregos, não era apenas um grande saber teórico, mas principalmente prático, tendo em vista. que buscava atender ao que consideravam o objetivo supremo da vida humana.
2- A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
3- Finalidade última é aquela que supera todas as outras finalidades, buscando a perfeição as vezes inconsciente, objetivando o grau mais elevado da personalidade humana.
4- A força da mensagem dos mitos reside na capacidade que tem dissensilizar estrutura profunda,inconciente,do psiquismo humano.
5- Tabu é algo que foi proibido, um assunto que não querem falar. Tem duas direções: por um lado significa consagrado, sagrado, e por outro, misterioso, perigoso, proibido, imundo etc
6- Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos. Além de Clístenes, Péricles deu continuidade à política democrática.
7- Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C.
8- A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo. ... No passado, a cosmologia foi utilizada pelos pré-socráticos para descobrir a possível origem do Cosmos por meio de observações e especulações.
9- Conjunto das teorias, doutrinas, princípios ou conhecimentos que se dedicam à explicação sobre origem do universo; cosmogênese. ... Do grego kosmogonia "origem do universo, criação do mundo".
10- O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
A busca de arché foi tentativa de encontrar uma explicação racional para o surgimento e formação da natureza
Explicação:
Espero ter ajudado!