1) Por que a ética do período clássico grego é considerada racionalista? justifique (redigindo um argumento – 5 a 10 linhas) com exemplos das concepções éticas dos filósofos desse período.
Soluções para a tarefa
Olá
A ética é um conjunto dos princípios e valores morais que norteiam as condutas humanas e a racionalidade é a base lógica, que busca interpretações e respostas que têm comprovação. O período clássico grego é quando a filosofia grega chegou ao auge.
Ela é considerada racionalista pois adotamos a razão como base para julgamentos, a capacidade de pensar e agir racionalmente mostram que a busca pelo correto se baseia no uso da sensatez.
Alguns filósofos da época formularam pensamentos pautados na ética, como
Sócrates, que ao desenvolver a Teoria da Ideias, diz que só é possível encontrar a verdade e tomar as melhores decisões, através da parte racional da alma, que busca o conhecimento.
Aristóteles também, em suas contribuições para a consolidação do conceito de ética, dizia que a felicidade é a principal busca humana e só se alcança ela com a razão, e ser feliz envolve direcionar-se para o caminho do certo.
A ética do período clássico grego é considerada racionalista por ter no esforço racional a sua base para a busca de uma vida bem vivida.
As principais éticas do período clássico grego são as propostas por Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates acreditava que uma vida bem vivida é uma vida bem analisada. Ele exortava seus concidadãos ao autoconhecimento:
- "Conhece-te a ti mesmo"
- “É melhor sofrer o mal do que cometer o mal”
- “É preferível que a lira ou o coro produzam um som desarmônico, ou que multidões discordem de mim, do que eu, sendo um, entre em desacordo comigo mesmo e me contradiga”
Platão, discípulo de Sócrates, identificará, primeiro uma alma tripartite: concupiscível (sensual), irascível (impulsos e afetos) e racional. Vejamos:
- A parte apetitiva (epithymetikón) requer temperança (sophrosýne)
- A parte irascível (thymoeidés) requer coragem (andría)
- A parte racional (loghistikón) requer sabedoria ou prudência (phrónesis)
A quarta virtude é a harmonia entre tais partes da alma. Essa virtude é a justiça (dikaiosýne). Essas são as quatro virtudes fundamentais, inclusive para o cristianismo: prudência, justiça, coragem e temperança.
Platão ainda acrescenta que uma virtude prática (phrónesis), mais geral, não pode ser ensinada: ela consiste no conhecimento de como fazer melhor uso do que se possui.
Já Aristóteles, discípulo de Platão, no lugar da Ideia do Bem ele oferece a felicidade (eudaimonia) alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa.
A ética aristotélica é a ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, habito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso e a generosidade sendo generoso.
Virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta. Exemplo: coragem é o meio-termo entre covardia e temeridade
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/37032280