1)Por que a distribuição da população russa é considerada irregular em seu território?
2) Quais os principais recursos naturais existentes na Rússia?
3) O que dificulta a obtenção destes recursos?
4) Qual a principal característica da economia russa?
5) Que fato contribuiu para esse cenário que configura a economia russa?
6) A crise econômica russa da década de 1990 é resultado do que?
7) Quais as versões correntes sobre as dificuldades econômicas russas?
8) O faz da Rússia um atuante ator no cenário estratégico territorial do mundo?
9) O que tornou a Rússia o líder entre os países da região da CEI?
10) Por que a Rússia compõe o G8?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tal situação sucede do fato de que, durante a Guerra Fria, a União Soviética procurou distribuir e setorizar ao máximo a produção industrial do país, com o intuito de proporcionar uma maior democratização da produção, facilitar o escoamento, ampliar a rede de infraestrutura por todo o território soviético e, principalmente, proteger o setor produtivo na iminência de uma guerra nuclear.
Um exemplo bastante comum para explicar essa integração é a dependência das indústrias pesadas dos montes Urais russos para com a produção de minério de ferro e carvão oriundos do Cazaquistão.
Além disso, o intenso e desordenado processo de privatização industrial operado a partir de 1991, aliado ao aumento da corrupção no país, consolidou o processo de formação de grandes monopólios privados. Tal configuração propiciou a caracterização da produção russa marcada pela precarização das condições de trabalho e pela maciça exploração dos recursos naturais do país. Tal situação sucede do fato de que, durante a Guerra Fria, a União Soviética procurou distribuir e setorizar ao máximo a produção industrial do país, com o intuito de proporcionar uma maior democratização da produção, facilitar o escoamento, ampliar a rede de infraestrutura por todo o território soviético e, principalmente, proteger o setor produtivo na iminência de uma guerra nuclear.
Um exemplo bastante comum para explicar essa integração é a dependência das indústrias pesadas dos montes Urais russos para com a produção de minério de ferro e carvão oriundos do