1- por que a criação da política foi um fato histórico importante para o surgimento da filosofia ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional. Até o surgimento dessa maneira de pensar e compreender o mundo, as explicações eram dadas através dos mitos.
A necessidade de entender o mundo a partir de explicações racionais, com apresentação de provas incontestáveis e de argumentos bem formulados e com boa base teórico racional, colaborou para o surgimento da filosofia.
O contexto sociopolítico e as manifestações religiosas e culturais que vigoravam também foram fundamentais para o surgimento e, posteriormente, para o crescimento e a expansão do pensamento filosófico.
As explicações mitológicas e os mitos
Mitos são narrativas criadas, geralmente cheias de elementos fantasiosos, usados para explicar o surgimento do mundo, situações do dia a dia ou acontecimentos que influenciam diretamente na vida dos homens como os fenômenos naturais.
As explicações mitológicas são dadas a partir de elementos fantasiosos, míticos. A presença de deuses e semideuses é, também, uma característica das narrativas míticas. A fúria ou benevolência dos deuses para com os humanos é usada para explicar uma série de acontecimentos.
Durante muito tempo, os fenômenos sociais e naturais foram explicados através de elementos míticos. As explicações, portanto, eram mitológicas. No entanto, tal forma de explicar o mundo, os elementos naturais e as ações humanas, em determinado momento, deixou de ser suficiente.
Rapidamente, os pensadores gregos passaram a buscar maneiras racionais de explicar os acontecimentos. A partir disso, nasceu a filosofia, graças à necessidade de garantir modelos racionais de explicação.
Com o surgimento da filosofia e o desenvolvimento do pensamento filosófico, as explicações mitológicas foram perdendo espaço. A filosofia foi uma das grandes responsáveis, juntamente com outras ciências, para a disseminação do conhecimento e das explicações baseadas na racionalidade.
O contexto sociopolítico na Grécia
Alguns fatores sociopolíticos influenciaram diretamente no surgimento da filosofia, sendo o mais relevante deles a formação das polis. Os primeiros agrupamentos sociais gregos eram chamados de genos, que eram compostos por pessoas com um antepassado em comum e com o poder de decisão concentrado nas mãos do pater, a figura mais velha desse grupo.
Com o aumento do número de habitantes nos genos e o início da noção de propriedade privada, que gerou uma série de conflitos, os gregos optaram pela divisão das terras a partir do grau de parentesco. O reagrupamento dos genos e a divisão de terras deu origem às fratrias, que, posteriormente, se reorganizaram, formando as tribos.
A partir do desenvolvimento do comércio, da agricultura e do aumento no número de habitantes, as tribos passaram por um novo processo de organização que deu origem às cidades estados, ou pólis.
A organização das pólis foi importante para a filosofia, pois ocasionou uma certa diminuição no número de conflitos, por isso, as condições tornaram-se favoráveis para que os gregos pudessem ocupar seu tempo pensando racionalmente e desenvolvendo as mais diversas teorias que fossem capazes de explicar o surgimento do mundo e os fenômenos naturais e sociais.
Religião e Poesia
A religião e a poesia também podem ser considerados elementos fundamentais para o sucesso da criação e da expansão da filosofia.
A maneira que a narrativa poética foi construída pelos gregos, a noção de valor supremo e, também, o conceito de limite, que posteriormente influenciou Aristóteles na construção do conceito de justa medida, foram importantes para o surgimento da filosofia, pois a forma racional, poética e coerente que os filósofos apresentavam seus pensamentos atraía o interesse de milhares de jovens.
A religião grega, por sua vez, não apresentava nenhum livro sagrado ou escrito oficial, as crenças eram passadas através das falas poéticas. Por conta disso, não houve grande resistência religiosa para a apresentação de ideias racionais.
Fortalecimento e expansão da Filosofia
Alguns acontecimentos foram importantes para a expansão e a consolidação da filosofia e dos ideais filosóficos. Dentre eles, estão:
Invenção da política – Surgiram novas fontes de informação, a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou até as pessoas, criou-se uma área pública voltada para discuros e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas idéias a respeito da política.
Filosofia Grega
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.