1) Por quais razões, a partir do século XXI, o Japão começa a apresentar diminuição no seu crescimento econômico?
2) Quais dão os principais problemas sociais resultantes dessa estagnação econômica?
3) A robotização é um dos elementos mais importantes da industria Japonesa. Quais dão os benefícios resultantes dessa tecnologia?
4) Qual é a posição ocupada pela China, em relação ao seu PIB, no cenário mundial?
5) O que vem a ser o "Socialismo com características chinesas"?
6) Qual é a capital da China? Do Japão e da Índia?
7) Em qual região da China vive a maior parte parte das minorias étnicas?
8) Qual o significado do termo "tigres asiáticos"?
9) Quais são os países que compõem a primeira geração dos " tigres asiáticos "?
10) Quais os países que formaram a segunda e terceira geração dos " tigres asiáticos"?
11) Qual foi o elemento mais
Soluções para a tarefa
1)O Milagre econômico japonês (高度経済成長, Kōdo keizai seichō?) é o nome dado ao fenômeno econômico ocorrido no Japão de crescimento econômico recorde após a Segunda Guerra Mundial, impulsionado primeiramente pela assistência dos Estados Unidos e consolidado pelo intervencionismo do governo japonês, em particular através do seu Ministério do Comércio e Indústria.[1] Estes acordos deveram-se a fatores geopolíticos como impedir o avanço ideológico da União Soviética e China comunista sobre este país.[2] As características distintivas da economia japonesa durante a "reconstrução econômica" foram: a estreita colaboração de empresas, fabricantes, fornecedores, distribuidores e bancos em grupos chamados keiretsu, os sindicatos de poderosas empresas chamados shuntō; relações estreitas com burocratas do governo, e a garantia de emprego vitalício (shūshin koyo) em grandes empresas e fábricas altamente sindicalizadas.[3] Desde 1993, as empresas japonesas começaram a abandonar algumas dessas normas para aumentar sua rentabilidade e eficiência
2)Consultor de planejamento estratégico, regional e de sistemas de energia
Fernando Alcoforado*
Os sinais de arruinamento econômico, político e social já estão presentes no Brasil indicando a grande possibilidade do País ser convulsionado socialmente em 2016 e nos próximos anos. No plano da economia brasileira, o sistema econômico em vigor no Brasil mostra claros sinais de esgotamento porque o País apresentou crescimento econômico negativo (menos 3,5% em 2015) rumo à depressão, taxa de inflação acima de 10% em 2015, desemprego em massa (12 milhões de desempregados em 2016), falência generalizada de empresas, desindustrialização, precariedade extrema dos serviços públicos de educação e saúde e gargalo logístico. A previsão é a de que a economia do país caia entre 2,5% e 3% em 2016.
3)A globalização é responsável por diversas modificações no mundo, influenciando na política, nas relações sociais, no desenvolvimento tecnológico, nas formas de trabalho, etc. Um desses fatores fortemente alterados pelo processo de globalização é a intensa robotização na produção industrial.
4)A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo (PIB Nominal), superada somente pelos Estados Unidos[4]. Seu produto interno bruto é estimado em US$ 14,941.148 (dados de 2018)[5], enquanto seu poder de compra PIB (PPP) foi calculado em 2018 em pouco mais de US$22,641.047 trilhões[5], mais do que qualquer outro país no mundo, superando a União Europeia e os Estados Unidos.
5)Deng Xiaoping uma vez teorizou que quando a China cumprisse uma série de objetivos em seu desenvolvimento, apontaria um caminho alternativo aos povos oprimidos do mundo. Demonstrando, portanto, a superioridade do socialismo frente ao capitalismo como a única solução para um desenvolvimento sustentável, científico e humano
n da para colocar o resto das resposta então vou fazer depois ele, ok?