Filosofia, perguntado por fernandataemy, 9 meses atrás

1)
Podemos dizer que o foco da análise marxista está na luta de classes. Na teoria marxista, o materialismo histórico-dialético pretende explicar a história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade pode ser comparada a um edifício no qual as fundações, a infraestrutura, seriam apresentadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representa as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas etc.) (FONSECA, 2014).
Assinale a alternativa correta. Para Karl Marx, há uma tendência histórica das relações sociais a se mercantilizarem. Por que?

Selecione uma alternativa:

a)
ele entendia que as desigualdades sociais observadas no seu tempo eram provocadas pelas relações de produção do
sistema capitalista, que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção.

b)
ele entendia que havia uma luta invisível entre as relações de trabalho, que eram provocadas pelos trabalhadores, ao
reivindicar melhores condições de trabalho e benefícios trabalhistas, uma vez que as condições de trabalho na época eram consideradas precárias.

c)
ele entendia que a sociedade não interferia diretamente no modo de vidas pessoas, somente as relações sociais em si.

d)
ele entendia que o indivíduo se submete à sociedade e é nessa submissão que ele encontra abrigo. A sociedade que o força a seguir determinados padrões, é a mesma que o protege e o faz sentir-se como parte de um todo estruturado e coeso. Essa dependência da sociedade traz consigo o conforto de pertencer a um grupo, um povo, um país. Nesse sentido, não há contradição alguma na relação submissão-libertação.

e)
Nenhuma das alternativas acima está correta.

Anterior

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Letra E: para Marx há a tendência de que as relações sociais a se mercantilizarem em função de um processo de infiltração da lógica de mercado no comportamento humano e nas relações sociais.

A liquidez do capitalismo acaba transportando-se para os relacionamentos humanos, que tornam-se líquidos, volúveis e facilmente substituídos, de modo que as pessoas tornam-se produtos umas para as outras.

Abraços!

Respondido por GabiAntunesCastro
0

Resposta:a)

ele entendia que as desigualdades sociais observadas no seu tempo eram provocadas pelas relações de produção do

sistema capitalista, que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção.

Explicação: Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes