1 - pesquise e faça um texto sobre a formação da União europeia
2- pesquise sobre a Rússia: sua economia, território é política
3- pesquise os países mais industrializado da Europa
Soluções para a tarefa
formação da União Europeia: A criação da União Europeia veio apenas em 1992, na cidade de Maastricht na Holanda, quando os países da CEE se reuniram e assinaram o chamado Tratado de Maastricht. Este tratado, que entrou em vigor apenas em 1993, propôs uma integração e cooperação econômica, buscando harmonizar os preços e as taxas de importação.
Em 1999 foi projetada na UE a criação de um banco central e da moeda única, o Euro. Esta nova moeda foi capaz de gerar profundas mudanças no cenário geopolítico e pode dar condições de fortalecer a economia e influência da UE para competir com o dólar norte-americano.
E ainda, também se iniciou políticas comuns de defesa, cidadania e de proteção ao meio ambiente, tendo uma preocupação com as mudanças climáticas e ajuda humanitária e proteção civil.
Com a UE permitiu-se a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas por meio da eliminação dos controles das fronteiras entre os países da UE, abolindo barreiras físicas, jurídicas e burocráticas. A União Europeia torna a Europa praticamente como se fosse um país único.
Economia da Rússia: A Economia da Rússia é profundamente marcada não tão somente pela herança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual herdou 62% do potencial produtivo, mas também pelas reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990.
A principal característica da economia russa é a profunda interdependência e integração com os demais países integrantes da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que é formada pela maioria das antigas repúblicas soviéticas.
Tal situação sucede do fato de que, durante a Guerra Fria, a União Soviética procurou distribuir e setorizar ao máximo a produção industrial do país, com o intuito de proporcionar uma maior democratização da produção, facilitar o escoamento, ampliar a rede de infraestrutura por todo o território soviético e, principalmente, proteger o setor produtivo na iminência de uma guerra nuclear.
Um exemplo bastante comum para explicar essa integração é a dependência das indústrias pesadas dos montes Urais russos para com a produção de minério de ferro e carvão oriundos do Cazaquistão.
O território da Rússia tem 17.100.000 km² os territórios da Rússia são: 9 territórios (krays): Altai, Kamtchatka, Khabarovsk, Krasnodar, Krasnoiarsk, Litoral, Perm, Stavropol, Transbaicália. 3 cidades federais: Moscou, São Petersburgo e Sebastopol. 1 província autônoma (oblast autônomo): Oblast Autônomo Judaico.
Política Russa: República advém do latim Res Publica, “coisa pública”, aquilo que diz respeito ao interesse público. Nesta forma de governo, o chefe de Estado deve ser escolhido a partir do voto popular e apresenta tempo de mandato fixo.
No caso da Rússia, a eleição é feita através do voto livre, popular, direto, universal e secreto. O sistema é de lista fechada, em que os eleitores só votam em partidos, e não em candidatos. Cada partido apresenta previamente a lista de candidatos com o número correspondente ao círculo eleitoral, e o número de eleitos é proporcional ao número de votos que o partido obteve.
O caráter de federação consiste no fato de que o país apresenta um presidente, mas está dividido em estados que possuem certo nível de autonomia governativa. A Federação russa é dividida em 83 distritos.
Semipresidencialismo é um sistema de governo que mescla características entre presidencialismo e parlamentarismo. Do primeiro, herda-se o fato de que o presidente é eleito a partir de voto popular. Do segundo, a divisão do poder Executivo entre presidente (chefe de Estado) e primeiro ministro (chefe de governo) – mas é dito que a Constituição privilegia o poder do presidente.
O continente europeu, pioneiro no desenvolvimento da indústria com a Revolução Industrial, mantém um papel de destaque mundial no setor. Alemanha, França, Reino Unido e Itália, que abrigam os principais centros e regiões industriais do continente, também compõem o espaço mais dinâmico da economia europeia.