1. Pesquise cada resultado do teste: determinismo, libertarismo e dialética.
2. A partir da pesquisa realizada, responda em que situação as concepções se completam e em que situação elas são contrárias.
Soluções para a tarefa
O tema liberdade e moralidade do homem passa por três posições, tradicionalmente apresentadas para esclarecer as condições nas quais há que se falar ou não que houve liberdade de escolha e por isso se pode imputar responsabilidade moral:
. o determinismo absoluto
. o libertarismo
. a dialética entre a liberdade e a necessidade
No determinismo absoluto, jamais existe liberdade, pois sempre e em todo momento o ser humano está submetido ao jogo das determinações, por ela nunca há liberdade e por isso nunca haverá responsabilidade moral.
No libertarismo, o indivíduo é livre para escolher mesmo quando existem impedimentos externos ou internos. Assim, pois nenhuma causa externa ou interna é de fato suficiente para impedir a liberdade de escolha.
Tanto a tese do determinismo absoluto quanto a tese da liberdade absoluta são muito radicais, por isso surgiu uma terceira posição mais equilibrada e que tenta relacionar dialeticamente as duas anteriores.
Essa terceira posição é a dialética entre a liberdade e a necessidade, em cada situação é preciso avaliar qual o grau de liberdade e qual o grau de necessidade que estavam envolvidos para que possamos entender se havia ou não possibilidade de agir com responsabilidade moral e livre-arbítrio.
Resumindo as três posições filosóficas fundamentais:
1. Representada pelo determinismo em sentido absoluto.
2. Representada por um libertarismo concebido também de maneira absoluta.
3. Representada por uma forma de determinismo que admite ou é compatível com certa liberdade.
Bons estudos!
Resposta:
achou a reposta da 2?
Explicação: