1)
Para Vygotsky, é na interação entre as pessoas que, em primeiro lugar, se constrói o conhecimento que depois será intrapessoal, ou seja, será partilhado pelo grupo junto ao qual tal conhecimento foi conquistado ou construído
De que formas o conhecimento humano pode ser mediado?
Alternativas:
a)
Zona de desenvolvimento real e proximal.
b)
Desenvolvimento cognitivo e afetivo.
c)
Instrumentos e signos.
d)
Ensino e aprendizagem.
e)
Sociedade e cultura.
2)
O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado nem nas estruturas internas do sujeito, porquanto estas resultam de uma construção efetiva e contínua, nem nas características preexistentes do objeto, uma vez que elas só são conhecidas graças a mediação necessária dessas estruturas, e que essas, ao enquadrá-las, enriquecem-nas
Para Piaget, o construtivismo se baseia em:
Alternativas:
a)
transmissão de conhecimentos.
b)
mediação da aprendizagem.
c)
aprendizagem significativa.
d)
ensino centrado no aprendiz.
e)
conhecimentos prévios.
3)
No condicionamento operante, o ambiente é modificado e produz consequências que agem sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O comportamento só pode ser descrito pela interrelação entre três termos, o que recebe o nome técnico de tríplice contingência.
Quais são esses três termos?
Alternativas:
a)
Antecedente; Resposta da pessoa; Consequência.
b)
Inteligência; Resposta; Consequência.
c)
Resposta; Consequência; Informação.
d)
Condição, Antecedente; Resposta.
e)
Inteligência; Antecedente; Informação.
4)
A compreensão empática diz respeito à capacidade de entender a subjetividade do outro, de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, vendo o mundo como o outro vê e participando ativamente dessa experiência. Um professor que se coloca no lugar do aluno compreende as dificuldades e motivações dos alunos e facilita o processo de aprendizagem.
Por que a compreensão empática é tão importante na abordagem humanista?
Alternativas:
a)
Um professor que se coloca no lugar do aluno é capaz de fazer as atividades por ele.
b)
Um professor que se coloca no lugar do aluno compreende as dificuldade e motivações dos alunos e facilita o processo de aprendizagem.
c)
Um professor que se coloca no lugar do aluno não transforma sua prática.
d)
Um professor que se coloca no lugar do aluno transforma o papel da escola e do ensino.
e)
Um professor que se coloca no lugar do aluno aprende por ele e não precisa ensinar nada.
5)
Leia o trecho a seguir.
“Na medida em que a teoria de desenvolvimento descreve características de cada estágio, está também oferecendo elementos para uma reflexão para tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo, propiciando ao professor pontos de referência para orientar e testar atividades adequadas aos alunos concretos que tem em sua sala de aula. A identificação das características de cada estágio pelo professor permitirá planejar atividades que promovam um entrosamento mais produtivo entre essas características, conforme se apresentem em seus alunos concretos, e as atividades de ensino” (MAHONEY; ALMEIDA, 2005, p. 15).
Quais são os estágios definidos por Wallon?
I. Categorial.
II. Impulsivo-emocional.
III. Personalidade.
IV. Puberdade e adolescência.
V. Sensório motor e projetivo.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a)
IV e V, apenas.
b)
I, II, III, IV e V.
c)
I, II e III, apenas.
d)
II, III e IV, apenas.
e)
I, II, IV e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
Zona de desenvolvimento real e proximal.
Explicação:
Uma forma mais fácil de compreender como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem na psicologia sócio-histórica é através do conceito de zona de desenvolvimento proximal. Vygotsky (1996) considera que qualquer indivíduo possui
um nível de desenvolvimento real, ou seja, a capacidade de realizar determinada tarefa de modo independente, sem auxílio de terceiros.
Teorias da Aprendizagem
As questões sobre as diversas teorias da aprendizagem elencadas nos exercícios apresentados possuem as seguintes alternativas corretas:
- A
- B,C,D,E
- A
- B,D
- E
1 Vygostsky
O conhecimento deve ser mediado, configurando a alternativa A. A zona de desenvolvimento real e proximal refere-se a uma ação de mediação, onde o professor promove novos desafios ao educando, de acordo com as aprendizagens anteriores do aluno.
Exemplos de zona de desenvolvimento real e proximal:
- O aluno sabe já é capaz de realizar somas, sendo assim, o próximo desafio será a multiplicação.
- O aluno consegue correr 1 volta na quadra, após muitas vezes repetir este exercício ele tentará correr duas voltas.
2 Piaget
Para Piaget, o construtivismo se baseia no ensino centrado no aprendiz (Letra D), mas a aprendizagem também deve ser significativa, deve levar em conta os conhecimentos prévios a fim de construir novas teorias e deve haver mediação por parte do professor.
Portanto, somente a Letra A não corresponde as características do construtivismo, pois o mesmo deve construir conhecimento e não transmitir.
3 Skinner
O condicionamento operante necessita de um estímulo que implicará em uma resposta e após uma consequência. Letra A
Exemplos de condicionamento operante:
- o pai compra um presente que dará ao filho no final do anos se houver aprovação, durante o ano o filho estuda bastante e passa nas provas e no final do ano e aprovado, então ele recebe o presente que o pai comprou.
O condicionamento operante é muito utilizado nas escolas, porém, hoje em dia, ele é utilizado em crianças autistas que necessita de desenvolver os limites.
4 Rogers
A teoria humanista enfatiza o quanto é importante o professor se colocar no lugar do aluno, a fim de entender o processo de aprendizagem do mesmo, dessa forma conseguir ajudar, pois vai planejar de acordo com as percepções em torno dos alunos e também vai transformar a escola em um local para que o conhecimento possa prevalecer.
Diante das alternativas apresentadas a B e D estão corretas, pois um professor nunca fará a atividade para o aluno, pois é necessário ação, pesquisa e esforço próprio para haver conhecimento.
5 Wallon
De acordo com os estágio de Wallon a letra E é a correta, pois apesar da alternativa III apresentar a personalidade, Wallon chama este estágio de personalismo.
Para Wallon a educação necessita de afetividade, pois a mesma está interligada a inteligência. A teoria de Wallon é psicogenética, configurando uma teoria que defende a ideia de um ser integral, fisicamente, sentimentalmente, socialmente.
Saiba mais sobre as teorias da aprendizagem: https://brainly.com.br/tarefa/13393719