Pedagogia, perguntado por Samuelequino8497, 5 meses atrás

Desafio

O trabalho interdisciplinar, no processo de alfabetização e letramento, se opõe a fragmentação de uma prática pedagógica, que apresenta as áreas de conhecimento de forma isolada. Dizendo de outra forma, busca por inúmeras reflexões a fim de garantir a extinção do processo de compartimentalização do conhecimento. A partir da interdisciplinaridade, os conteúdos são ensinados de maneira articulada, dando sentido ao estudo e resultando em importantes e significativas aprendizagens.


​​​​​​​


Imagine que você é professor (a) alfabetizador(a) de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental e se propõe a desenvolver com sua turma, um estudo acerca das plantas. Para a realização dessa atividade, os conteúdos devem ser abordados de forma interdisciplinar. Ou seja, devem contemplar todas as áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.




A partir desse contexto descreva como você realizaria um planejamento para a sua turma em fase de alfabetização, que contemplasse o ensino das plantas de forma interdisciplinar, abordando conteúdos de diversas áreas de conhecimento

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagogoesmariano
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por mariaanascimento85
2

Resposta:

O planejamento interdisciplinar sobre o estudo das plantas para a sua turma do segundo ano do Ensino fundamental deve ser desenvolvido de forma contextualizada, a fim de integrar as áreas do conhecimento. Assim, você pode trabalhar com diversas obras da literatura infantil, como: “O Grande Rabanete de Tatiana Belinky”, “A Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida”, “João Feijão de Sylvia Orthof”, entre outros. Propor a escrita de algumas receitas, destacando a diversidade de plantas que utilizamos na nossa alimentação, bem como a quantidade e as medidas utilizadas para a realização das receitas. Destacar a importância do plantio de plantas, que servem para decoração (plantas, flores e folhagens), alimentação (verduras, legumes e frutas) e chás medicinais. Propor a construção de hortas comunitárias, na escola, sendo que os alimentos colhidos podem ser servidos nos momentos de refeições da escola, ou serem doados às pessoas que mais necessitam. Dessa forma, o estudo sobre as plantas estará imerso no processo de alfabetização e letramento e articulado às diversas áreas de conhecimento de forma contextualizada.

Explicação:

Perguntas interessantes