1. Para Rousseau, o contrato não faz o povo perder a soberania, pois não é criado um Estado separado do próprio povo. Isto é possível, porque: *
(A) não existe democracia mas um governo absoluto que não pode ser contestado.
(B) soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral.
(C) são os interesses privados que expressam a vontade geral e que, através do contrato, criam o Estado.
(D) o contrato surge de uma visão individualista do homem; o indivíduo preexiste ao Estado e o pacto visa garantir os interesses e a propriedade dos indivíduos.
2. Para Rousseau, filósofo suíço do século XVIII, o contrato social deve originar-se do consentimento. Sendo assim: *
(A) a obediência à lei que se instituiu a si mesmo é perda de liberdade.
(B) o contrato não faz o indivíduo perder sua soberania, pois esse contrato não cria um Estado separado de si mesmo.
(C) o governo instituído pelo contrato é "superior" ao povo, que lhe deve obediência incondicional.
(D) o ato pelo qual o povo institui um governo, submete-o a esse governo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. b) Soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral.
2. a) O contrato não faz o indivíduo perder sua soberania, pois esse contrato não cria um Estado separado de si mesmo.
Explicação:
1 - Para Rousseau o Estado é representado pelo Soberano, que é a manifestação do povo por meio da vontade geral.
2 - O Soberano representa o conjunto da soberania dos indivíduos, assim, obedecendo ao Estado os indivíduos estarão obedecendo a si mesmos.
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Para Rousseau, 1-B, 2-B.
Segundo Jean-Jacques Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
De acordo com Rousseau, o homem, em sua coletividade, deve seguir a vontade do interesse geral, sem levar em consideração a sua vontade própria ou os princípios particulares.
Deve-se, portanto, agir pelo bem-estar coletivo, tendo em vista que o âmbito político é democrático e isonômico.
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