Filosofia, perguntado por AniBarros, 1 ano atrás

1) Para Platão, a virtude é uma atividade da alma e consiste em hábitos que nascem dos costumes que são regulados pela lei. Nessa dimensão e interpretando a história de Platão sobre o Mito da Caverna, assinale a alternativa que apresenta o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele pretende libertar os outros prisioneiros.
Alternativas:
• a) Para Platão o instrumento que liberta os homens da caverna é a verdade.
• b) Para o filósofo Platão somente a realidade será capaz de libertar os grilhoes que prendem eternamente o homem a caverna.
• c) Para Platão o instrumento utilizado para libertar o prisioneiro rebelde e seus companheiros é a filosofia.
• d) O Filósofo Platão diz que somente a coragem é capaz de libertar os homens da escuridão.
2)Do ponto de vista da história sobre o Mito da Caverna para Platão, analise as proposições abaixo relacionadas.
I- Na história sobre o mito da caverna, o filósofo Platão (428-347 a.C.) imaginou uma caverna onde os homens estariam lá acorrentados, desde sua infância, de tal forma que não conseguem enxergar a realidade, mas somente sombras das coisas que passam as suas costas.
II- Para o filósofo Platão, os seres humanos agem de acordo com as regras impostas por outros e que lhe são colocadas e ele obedece para ser recompensado e quando desobedece é com certeza castigado. O filósofo considera que este comportamento moral é infantil e imaturo, pois, é regulamentado pelo meio social. A esse tipo de comportamento Platão conceitua como Heteronomia.
III- Do ponto de vista platônico, o ser humano vai amadurecendo na medida em que vai adquirindo autonomia, isto é, quando alcança o exercício racional e uma postura crítica diante das regras impostas pelo social.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
• a) A alternativa I está correta e a alternativa II incorreta
• b) A alternativa II está correta e a alternativa I e II incorreta
• c) A alternativa III é incorreta e a alternativa I correta
• d) As alternativas I, II e III estão corretas.
3)Leia atentamente as asserções:
A ética e a Política de Aristóteles consistem em harmonizar nossas virtudes, ou seja, a virtude (aretê em grego e virtus em latim) é "energia e função da alma". Ela decorre das vontades biológicas e irracionais para todos os seres e somente para os homens o intelecto.
Portanto,
A medida justa para Aristóteles é a inteligência que nos torna verdadeiramente felizes, pois é ela que nos diferencia de todos os outros animais e nos livra dos vícios.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
• a) A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.
• b) A asserção I e II estão corretas, sendo que a asserção II justifica a primeira.
• c) A asserção II está correta e desprende-se da asserção I.
• d) A asserção I está correta e a asserção II incorreta.
4)Agostinho de Hipona em seu livro das Confissões, reconhece a importância de Platão e de Aristóteles na formulação de seu pensamento em busca da verdade e da felicidade. Para Agostinho a verdade é um encontro, um mergulho da alma na fonte da vida em busca de uma medida justa. Coloque V(verdadeiro) F(falso) nas asserções abaixo enunciadas:
( ) Agostinho de Hipona é uma importante referência da filosofia cristã, isto é, fundamentada racionalmente na fé cristã.
( ) Agostinho buscou colocar a vontade como uma diretriz da inteligência, a fim de orientar a razão na busca da Verdade.
( ) Agostinho elaborou uma teologia cristã de bases platônicas e neo-platônicas, conciliando o pensamento teológico grego com aspectos jurídicos, políticos e sociais.
( ) Para Agostinho todo cristão está a caminho da felicidade eterna e por enquanto, vive um tempo onde é necessário tomar decisões e atitudes. Portanto, entende qua a salvação é uma atitude individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
Alternativas:
• a) V-V-V-V
• b) F-F-F-F
• c) V-F-V-F
• d) F-V-F-V
5)Ao usarmos conceitos como bem, mal, virtude, liberdade, dever, felicidade, justiça, estamos nos remetendo a uma reflexão teórica e a conteúdos morais, que estão presentes em nossa vida cotidiana. Dessa forma, para Aristóteles a ética só é possível na medida em que a estrutura, as causas e os princípios morais forem buscados e apresentados pela razão prática (phrónesis). Assinale a alternativa que complementa o enunciado
Alternativas:
• a) Na ética aristotélica a justiça tem o carater de direito e está no plano coletivo da comunidade social.
• b) Para Aristóteles existe uma instância normativa nas experiencias da vida prática que através dos juízos de alguns poucos homens, dos quais são extraídos os critérios do meio-termo e da medida justa.
• c) Para Aristóteles liberdade e intelectualidade coisistem como categorias de formação de uma ética justa.
• d) Aristóteles identifica a justa razão como sendo a medida de todos os preceitos legais da ética abstrata.

Soluções para a tarefa

Respondido por helbertclaudio
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A resposta correta das questões é: 1-C   2-D    3-B   4-A   5-B

alexandrearendb: Tao todas certas eu confirmei....
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