1. os simbolistas, como os parnasianos,cultivaram o aprimoramento formal. a) nos textos 1 e 2, a métrica e a forma de composição poética são habituais no parnasianismo? Justifique sua resposta.
b)Hipérbato é o nome que se dá a construções em que a ordem direta das palavras em frases deixa de ser usada. No texto 1, esse recurso foi bastante utilizado. Passe para a ordem direta os versos da primeira e da terceira estrofes desse texto nos quais há hipérbato.
c.Os simbolistas utilizaram com frequência reticências e letras maiúsculas em substantivos comuns. observe o emprego desses recursos estilísticos nos textos 1 e 2 e levante hipóteses: Que efeito o emprego desses recursos produz nos poemas em estudo? 2.seguindo a postura antimaterialista , os simbolistas evocavam nos poemas o misticismo, a religiosidade, a vida cósmica e a transcendência. No texto 1: a) como se manifesta a aspiração do eu lírico à transcendência?Justifique sua resposta com elementos do texto.
b) Que palavras ou expressões de caráter místico e religioso reforçam a atmosfera de transcendência?
Soluções para a tarefa
a) Sim, os dois textos são sonetos, com versos decassílabos, que são características comuns aos poetas parnasianos.
b) Para colocar os versos na ordem direta, temos que usar a estrutura sujeito - verbo - complemento.
1ᵃ estrofe: "As ânsias e os desejos vão subindo para as Estrelas de cristais gelados, galgando noivados azuis e siderais vestindo a amplidão de nuvens brancas..."
3ᵃ estrofe: "incenso aromal claro, límpido e leve / levanta Visões de ondas nevoentas / dos etéreos turíbulos de neve..."
c) As reticências dão ideia de versos inconcluídos, sugerindo que tudo fica em aberto, sem fechamento. O uso de inicial maiúscula atribui valor absoluto e simbólico às palavras, criando um clima mais emocional no poema.
2. a) Isso se manifesta na sugestão de que os desejos sobem até às estrelas e se juntam ao mundo cósmico e celestial. "Para as Estrelas... as ânsias e os desejos vão subindo / galgando azuis e siderais noivados"; "vão com os arcanjos formulando ritos".
b) cânticos, arcanjos, etéreos turíbulos, incenso, ritos