1) Os simbolistas, como os parnasianos, cultivaram o aprimoramento formal.
A) Nos textos 1 e 2, a métrica e a forma de composição poética são habituais no Parnasianismo? Justifique sua resposta.
B) Hipérbato é o nome que se dá a construção em que a ordem direta das palavras em frases deixa de ser usada. No texto 1, esse recurso foi bastante utilizado.Passe para a ordem direta os versos da primeira e da terceira estrofes desse texto nos quais há Hipérbato.
C) Os simbolistas utilizaram com frequência reticências e letras maiúsculas em substantivos comuns. Observe o emprego desses recursos estilísticos nos textos 1 e 2 e levante hipóteses: Que efeito o emprego dessese recursos produz nos poemas em estudo?


Soluções para a tarefa
a) Sim, os dois textos são sonetos, com versos decassílabos, que são características comuns aos poetas parnasianos.
b) Para colocar os versos na ordem direta, temos que usar a estrutura sujeito - verbo - complemento.
1ᵃ estrofe: "As ânsias e os desejos vão subindo para as Estrelas de cristais gelados, galgando noivados azuis e siderais vestindo a amplidão de nuvens brancas..."
3ᵃ estrofe: "incenso aromal claro, límpido e leve / levanta Visões de ondas nevoentas / dos etéreos turíbulos de neve..."
c) As reticências dão ideia de versos inconcluídos, sugerindo que tudo fica em aberto, sem fechamento. Já o uso de inicial maiúscula atribui valor absoluto e simbólico às palavras, criando um clima mais emocional no poema.
O Simbolismo e Parnasianismo são semelhantes em muitos aspectos, e elevaram a poesia em língua portuguesa a um sofisticado grau de refinamento através da exploração da formalidade e a audaz construção de imagens poéticas.
- 1.a. Os sonetos decassílabos marcam a aproximação entre as duas estéticas.
- 1.b. Reverte-se o Hipérbato dispondo as frases na ordem direta: sujeito, verbo, complemento ou predicativo.
- 1.c. As reticências causam efeito de comoção. E a letra maiúscula causa efeito de personificação.
A Riqueza nos detalhes dos poemas simbolistas
1.a. Estes dois poemas Simbolistas, tanto Siderações quanto Música da Morte..., de Cruz e Souza, possuem as seguintes semelhanças com o Parnasianismo:
- São sonetos, uma forma fixa amplamente empregada pelas duas escolas literárias.
- A métrica é arranjada em decassílabos, outra particularidade formal considerada elegante e fina e muito presente nas obras dos autores desses movimentos.
1.b. O Hipérbato é um recurso que permite ao poeta ajustar suas ideias e proposições dentro de uma forma limitadora como o soneto.
Também permite explorar as dimensões das palavras, dispondo os versos de modo harmônico quando a ordem direta causaria danos ao ritmo e à métrica.
Para inverter uma construção em Hipérbato reorganizamos as frases na ordem direta: sujeito, verbo, complemento ou predicativo.
A primeira estrofe fica deste modo na ordem direta:
"as ânsias e os desejos vão subindo
para as Estrelas de cristais gelados,
galgando noivados azuis e siderais
vestindo a amplidão de nuvens brancas..."
E a terceira estrofe fica assim:
"incenso aromal claro, límpido e leve
levanta Visões de ondas nevoentas
dos etéreos turíbulos de neve..."
1.c. Observamos que alguns dos efeitos desses recursos são:
- As reticências, somadas à exaltação do eu lírico, causam a impressão de comoção, pois parece que o eu lírico não consegue concluir seus versos, como alguém que está abalado diante de uma surpresa e não consegue pensar e falar direito.
- As letras maiúsculas em substantivos chamam atenção do leitor, que pode associar isso ao fenômeno mitológico, como na mitologia grega, em que substantivos como Fortuna, Oceano e Eros são personificações de divindades.
Aprenda sobre Personificação ou Prosopopeia em: https://brainly.com.br/tarefa/18419912
#SPJ3
