1)
Os recursos naturais podem ser definidos como os materiais e produtos que são retirados da natureza para a manutenção e sobrevivência de uma sociedade. Alguns recursos naturais possuem valor econômico devido a sua importância para a sobrevivência da população, como por exemplo, a produção de alimentos, na qual dependemos principalmente da boa qualidade da terra para obtermos produtos de qualidade. Mas, muitos destes recursos ambientais não apresentam valor econômico e por isso fica mais difícil de estabelecer um valor "real" de acordo com a economia tradicional. E por isso muitos destes recursos da natureza não são valorizados pela população mundial. Os recursos naturais podem ser classificados em renováveis ou não renováveis.
Considerando essa informação analise as afirmativas a seguir:
I- No cenário energético mundial, o carvão mineral é fonte de 22% de todo o consumo mundial de energia primária e 45% de toda a eletricidade gerada no mundo. O carvão é considerado a maior fonte de energia para uso local devido à abundância das reservas, sua distribuição geográfica, baixos custos e estabilidade nos preços.
II- Energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento. Sua capacidade de aproveitamento decorre de uma conversão energética: a energia contida nos ventos (energia cinética de translação), ao passar pelas turbinas eólicas (aerogeradores), cata-ventos ou moinhos para trabalhos mecânicos, é transformada em energia elétrica através da rotação destes elementos.
III- Além de ser muito importante no setor de transportes, em diversos países do mundo, tais como a Rússia e países do Oriente Médio, o petróleo ainda é a principal fonte de energia elétrica. Conforme exposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica, esta transformação ocorre por meio da queima dos combustíveis, consistindo, assim, em um processo térmico de geração.
IV- Biomassa é toda matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia. No entanto, os principais entraves ao maior uso da biomassa são a baixa eficiência termodinâmica e os custos relativamente altos de produção e transporte.
Apresentam exemplo de recurso natural renovável apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
III e IV.
c)
II e IV.
d)
I e IV.
e)
II e III.
2)
A definição de recursos naturais abarca um amplo espectro de componentes como recursos minerais (minérios), recursos biológicos (fauna e flora), recursos ambientais (ar, água e solo), recursos incidentais (radiação solar, ventos e correntes oceânicas) Todo recurso natural é um bem que provém da natureza e que o homem pode utilizar para satisfazer suas necessidades, sendo classificado em recurso natural renovável ou não renovável em função da capacidade de esgotamento (SENHORAS, MOREIRA e VITTE, 2009, p. 3). Os recursos naturais podem ser classificados em renováveis ou não renováveis.
(Fonte: SENHORAS, Elói Martins; MOREIRA, Fabiano; VITTE, Claudete de Castro Silva. (2009), A agenda exploratória de recursos naturais na América do Sul: da empiria à teorização geoestratégica de assimetrias nas relações internacionais. Selected works. January 2009. Disponível em: http://works.bepress.com/cgi/viewcontent.cgi?artic...)
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Energia renovável é uma energia derivada de processos naturais que são ou podem ser constantemente reabastecidos. Energia renovável refere-se ainda à energia gerada de recursos naturais em níveis sustentáveis que pode vir de fontes de energia não-fósseis, ou renováveis. A energia denominada de sustentável é a que mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo.
PORQUE
II- É gasta em quantidade e velocidade nas quais a natureza pode repô-la. O conceito está diretamente ligado ao de desenvolvimento sustentável: levam-se em conta os fatores ambientais, mas não significa necessariamente energia limpa. A lenha, por exemplo, é um recurso sustentável quando a madeira é cultivada para esse fim; mas os gases decorrentes de sua queima são tóxicos e poluentes. Portanto, não pode ser considerada como fonte "limpa" de energia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d)
As asserções I e II são proposições falsas.
e)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
1-c Petróleo e carvão são combustíveis fósseis. A biomassa é de origem vegetal e energia eólica dos ventos
2- B , fiquei meio que na duvida por conta da "justificativa" porque é correto afirmar que a madeira não é uma fonte de energia pura.
mas se isso não vem ao caso a alternativa correta é a C.
espero ter ajudado!
2- B , fiquei meio que na duvida por conta da "justificativa" porque é correto afirmar que a madeira não é uma fonte de energia pura.
mas se isso não vem ao caso a alternativa correta é a C.
espero ter ajudado!
joseadalberto:
1 - realmente é a resposta ( C )
Respondido por
5
Resposta: letra b
Explicação:b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás