História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1-Os portugueses no Brasil: Os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500,mas em que ano foi iniciada a colonização?

2-Os povos indígenas não aceitaram ser escravos dos portugueses.Em qual país eles buscaram homens e mulheres para serem obrigados a trabalhar?Qual a cor da pele deles?

3-Sabendo que foí daí que nasceu o preconceito: Qual a cor das pessoas que sofriam o preconceito?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
1
Prezado,

1) A Coroa portuguesa só veio colonizar a América em 1532, mais de 30 anos depois da chegada de Cabral.

Isso ocorreu em razão de que, inicialmente, os navegantes e os empreendedores portugueses desejavam aproveitar o contexto econômico de alta rentabilidade das especiarias (produtos das Índias orientais, como o açúcar, o cravo, a pimenta-do-reino, dentre outras), pois a margem de lucro com a venda deles na Europa era altíssima, chegando a 6.000%, como o obtida pelo navegante Vasco da Gama.

Por outro lado, a colonização ou invasão por Portugal das terras que hoje formam o Brasil requeria um alto investimento e não trariam um retorno financeiro rápido nem seguro, tal como o proporcionados pelas especiarias, sendo um projeto deixado de lado por mais de trinta anos.

Além disso, o pau-brasil, entre outros produtos comerciais interessantes dessas terras, não requeria a presença continuada no território, haja vista que sua obtenção era mais fácil através do escambo com os índios (eles o cortavam em troca de bugigangas).

Para completar a situação, as tribos indígenas brasileiras viviam na idade da pedra, sem grandes civilizações que permitissem acúmulo de riquezas ou uma estrutura social ampla e já organizada, como as roubadas e dominadas pelos espanhóis, os chamados incas e astecas.

Desse modo, apenas quando o comércio com as especiarias deixou de ser tão rentável e Portugal já havia desenvolvido a tecnologia para o cultivo da cana-de-açúcar (uma espécie oriunda das Índias) nas ilhas de Madeira e Açores; bem como outras nações europeias (especialmente a França) ameaçavam tomar partes do território que hoje formariam o Brasil; e o governo português suspeitava da existência nas terras brasileiras de minas semelhantes a de Potosí na atual Bolívia explorada à época pela Espanha, Portugal promoveu o sistema de capitanias hereditárias como um modo de transferir para particulares os enormes gastos com a colonização / invasão da América.

2) Não foi propriamente em um país, semelhante ao que conhecemos hoje. Eles procuraram os chefes das tribos africanas, bem como árabes, que passaram a fornecer prisioneiros e membros da sua tribo em troca de mercadorias, como fumo e cachaça.  Também poderiam ser criminosos ou pessoas raptadas das tribos menores.

Desse modo, os escravos eram, principalmente, oriundos África Centro-Ocidental, contendo povos como os sudaneses, guinenos-sudaneses, e bantus. Incluíam populações que seriam de territórios que hoje seriam dos seguintes países Nigéria, Daomei, Costa do Ouro, Angola, Zaire e Moçambique.

3. Quanto mais "escura" (preta) a pela maior o grau de preconceito. Vale lembrar que nem todos os negros eram escravos e que muitos escravos eram livres, alguns eram até donos de escravos.

Bons estudos!
Respondido por RENAN27
1
1- Durante 1500 mesmo visto que ali começou a colonização e a busca de mão de obra, mas, foi em 1800 que o Brasil "decolou" visto que após a chegada da família real portuguesa os portos foram abertos para as demais economias.

2- País e meio difícil falar, mas foi no continente africano, principalmente em suas colônias. As cores da pessoas eram negras.

3- Como foi falado anteriormente as pessoas eram negras, diante disso podemos observar o preconceito como um legado, visto que esta presente desde o imperialismo europeu.
Perguntas interessantes