ENEM, perguntado por kelvinsouza4260, 8 meses atrás

1)- os peixes são animais que vivem no ambiente aquático. analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma característica que favorece o deslocamento desses animais no ambiente aquático. * 1 ponto a) forma hidrodinâmica. b) presença de escamas. c) presença de muco. d) presença de claspers. 2)- das estruturas descritas a seguir, qual não está presente em peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias? * 1 ponto a) nadadeira. b) brânquias. c) bexiga natatória. d) sistema digestório completo.

Soluções para a tarefa

Respondido por danyeleapbalicki
30

Alternativa “d”. Claspers são órgãos relacionados com a reprodução e estão presentes em tubarões machos.

Alternativa “c”. A bexiga natatória está ausente em peixes cartilaginosos. Nesses animais, a flutuabilidade está relacionada com a presença de gordura no fígado.


unicorniochapadodasg: certinho ^^
Respondido por rafaeleramos
1

 1) A alternativa que não indica uma característica que favorece o deslocamento desses animais no ambiente aquático é a presença de claspers.

  Letra D é a alternativa correta

 Os claspers estão presentes em peixes de esqueletos cartilaginosos como os tubarões machos. Caracterizam-se por dois órgãos, cuja estrutura anatômica é dupla em formato cônico e alongado e, localizam-se na parte interna das nadadeiras pélvicas dos tubarões.

 Esses órgãos podem ser considerados como órgão reprodutor, pois são responsáveis por auxiliar a cópula entre macho e fêmea, ou seja, ele é inserido dentro da fêmea o que permite que o macho segure-a enquanto o sêmen é transferido durante o ato sexual.

Leia mais em :

https://brainly.com.br/tarefa/7344148

 2) Das estruturas descritas não está presente em peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias, a bexiga natatória.

 Letra C é a alternativa correta

 A bexiga natatória faz parte da estrutura da maioria dos peixes ósseos e, não de peixes cartilaginosos. Esse órgão de flutuação caracteriza-se por um saco de paredes flexíveis cheias de gás e é responsável por auxiliar peixes ósseos a manterem certa profundidade, mas sempre controlando sua densidade relativa à da água, para que possam flutuar e não afundar.

 Já em peixes cartilaginosos a flutuabilidade depende da quantidade de gordura/óleo presentes no fígado e funcionam como reguladores, o que  permite maior densidade para que tubarões e arraias locomovam-se para maiores profundidades. Mas, se essa gordura ou óleo se dispersam pela corrente sanguínea, a densidade desses animais é menor, fazendo com que flutuem mais.

Leia mais em :

https://brainly.com.br/tarefa/10897706

Anexos:
Perguntas interessantes