1)
Os países que viveram o período da Revolução Industrial, ativamente, obtiveram uma grande urbanização da humanidade, ou seja, muitas pessoas foram morar nas cidades, pois a mão de obra era fundamental para as indústrias funcionarem. Desta forma, o campo foi ficando cada vez mais vazio, e, hoje em dia, sabemos que há mais população residindo nas cidades que no campo. Podemos afirmar que a primeira grande onda de urbanização da humanidade ocorreu entre:
Alternativas:
a)
1700 e 1900
b)
1750 e 1950
c)
1600 e 1700
d)
2000 e 2010
2)
O Brasil é um exemplo típico de país que passou por um processo de industrialização tardio, onde houve o emprego da mão de obra da população que residia nas cidades, bem como da mão de obra que era rural e passou a ser urbana. Denominamos esse movimento de migração de pessoas do campo para as cidades de êxodo rural. A população carente que reside nas cidades, muitas vezes ocupa as periferias, locais onde os terrenos são mais baratos, ou, acabam se apossando de porções de terras em locais de risco. Esta situação pode levar à ocorrência do processo de:
Alternativas:
a)
favelização
b)
simulação
c)
introdução urbana
d)
síntese urbana
3)
Você já deve ter reparado que, nas cidades, existem vários pontos de comércio, moradia, indústrias em comum. Você pode ir à zona sul, por exemplo, e encontrar um maior número de indústrias que em outras áreas da cidade. Temos um documento que é muito utilizado para definir, claramente, quais atividades podem ser desenvolvidas em determinada região da cidade. Este documento é conhecido como:
Alternativas:
a)
zona rural
b)
zona eleitoral
c)
zoneamento urbano
d)
imposto urbano
4)
Para que a utilização do espaço seja feita de modo racional, existem vários modos do poder público fazer valer suas normas e obrigações. Sabemos que recursos naturais vêm sendo bastante exauridos por vários segmentos, pessoas e atividades industriais, portanto é necessário que haja regulação quanto ao seu uso. Existe um tipo de zoneamento utilizado para organizar as ações do poder público quanto aos projetos, atividades e planos das atividades que utilizam recursos naturais. Este zoneamento é conhecido como:
Alternativas:
a)
zoneamento cultural
b)
zoneamento ecológico-econômico
c)
zoneamento artístico
d)
zoneamento principal
5)
Alguns bairros novos vão surgindo pelas cidades de acordo com o aumento da demanda por moradias. Alguns proprietários de terras fracionam grandes áreas em porções menores, como loteamentos. Para conseguir aprovação e poder vender os lotes, deverá apresentar ao poder público municipal uma leva de documentos e cumprir obrigações acordadas em relação à infraestrutura a ser oferecida aos futuros moradores. Ocorre que, muitas vezes, não há o cumprimento dessas obrigações por parte dos loteadores, fazendo com que os loteamentos se tornem:
Alternativas:
a)
regulares
b)
sociais
c)
clandestinos
d)
irregulares
Soluções para a tarefa
b)1750 e 1950
A primeira grande onda de urbanização, circunscritas aos países mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte, ocorreu entre 1750 e 1950,
2)
a)favelização
as favelas vieram da decada de 70 devido ao exodo rural as pessoas deixaram as areas rurais e foram para as cidades mão encontrando lugares acabaram morando em favelas a favelização é esse processo de surgimento do numero de favelas essa formação de favelas vem do problema de urbanização e industrialização
3)
c)zoneamento urbano
O planeamento urbano............... A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a meta a ser atingida através do processo de planejamento e do poder de atuação do órgão planeador que depende da legislação em vigor, acesso a informação técnico-científica, socioeconômica, cultural, demográfica, geográfica, entre outras.
Zoneamento é um tradicional instrumento do planejamento urbano, profundamente difundido durante o século XX, caracterizado pela aplicação de um sistema legislativo (normalmente em nível municipal) que procura regular o uso e ocupação do solo urbanopor parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como as construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e o próprio Estado.
4)
b)zoneamento ecológico-econômico
O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), também chamado Zoneamento Ambiental, tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas. O objetivo é o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.
5)
d)irregulares
O loteamento é tecnicamente irregular c) executado de acordo com o projeto aprovado, mas sem obediência ao cronograma de obras.