1)
Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Desta forma, levando em consideração a brincadeira e o jogo como sendo uma ferramenta extremamente importante para a interação social, tendo em vista que por meio deles a criança aprende sobre ela mesma, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, analise as afirmativas a seguir:
I - A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras.
II - Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
III – Tanto os jogos quanto as brincadeiras apresentam regras pré-definidas que devem ser respeitadas rigorosamente para o bom desenvolvimento da atividade, isto faz com que ambos tenham características extremamente semelhantes.
IV - O jogo se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III, apenas.
b)
I e IV, apenas.
c)
II, III e IV, apenas.
d)
II e IV, apenas.
e)
I, II e IV, apenas.
2)
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1:II - Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
2:C) I e II apenas
Perguntas interessantes
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás