1. Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Por que a personagem usou um ditado popular no conto? * 1 ponto a) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de criticar a natureza forte do filho. b) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de justificar o gênio difícil de Chiquito. c) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de legitimar o direito do filho à herança. d) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de conter o ânimo violento de Chico Lourenço. 2. Os ditados populares passam lições de moral e alguns podem apresentar o mesmo sentido. Qual ditado popular é semelhante ao provérbio usado no texto “Quem herda, não rouba”? * 1 ponto a) As aparências enganam. b) À noite todos os gatos são pardos. c) A justiça tarda, mas não falha. d) O fruto não cai longe do pé.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.b) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de justificar o gênio difícil de Chiquito.
2.d) O fruto não cai longe do pé.
Explicação:
classroom
1. D
2. B
1) a alternativa B está correta. O ditado popular nesse diálogo foi utilizado como uma forma de marcar as características de Chiquito, e, representar sua personalidade forte.
O uso dos ditados populares:
Os ditados populares ou provérbios populares, dependendo da região, utilizam frases comuns no cotidiano das pessoas para alertar alguma ação.
Além disso, assim como no texto temos aqueles ditados populares que não são utilizados com frequência, mas com certeza todos já ouvimos como por exemplo:
- "Água mole pedra dura, tanto bate até que fura";
- “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, entre outros.
Mais sobre a cultura popular:
https://brainly.com.br/tarefa/196132
2) A alternativa D está correta. O fruto não cai longe do pé é uma forma de representar que aquilo que é para ser nosso, não surge em nossas vidas de longe, ou seja, aquilo que nós enquanto indivíduos temos, tende a trazer frutos no nosso dia a dia e nos pertencer.
Os ditados populares e seu paralelo:
Deste modo, esse ditado também tem ligação com um outro que diz: “quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto," defendendo a ideia de interação entre as histórias e os costumes de um determinado lugar, podendo ser um vilarejo pequeno até uma cidade com grande valor cultural.
Mais sobre a cultura:
https://brainly.com.br/tarefa/2170193
Física: 1D 2A
Química: 1C 2C
L. Inglesa: 1B 2A
Arte: 1C 2D
L. Portuguesa: 1B 2D