1)
Os anos de 1990, do século XX, foram marcados por grandes transformações nos âmbitos político, econômico, social e cultural que afetaram todo o planeta, uma vez que, nesse período, já se observava os processos intensos da globalização. Essas mudanças fizeram emergir um novo conceito de empreendedorismo, predominantemente social. Considerando que as diferenças entre empreendedorismo capitalista e social são frutos desse período, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o contexto e o surgimento do empreendedorismo social.
a)
As tecnologias de comunicação e informação impulsionadas a partir da globalização contribuíram para o surgimento do empreendedorismo social.
b)
As formas de governo das nações capitalistas expandem a racionalidade neoliberal após a globalização e impulsionam a emergência do empreendedorismo social e das ações do terceiro setor.
c)
A globalização afetou o contexto econômico, promovendo maior competitividade entre as empresas privadas e favorecendo, dessa forma, o empreendedorismo social.
d)
Durante o processo de globalização houve uma expansão das ideologias de cunho socialista, que promoveram o social e as suas ações empreendedoras sociais.
e)
A globalização fez com que as relações de emprego e trabalho se reconfigurassem, aumentando a concorrência entre as pessoas e as empresas e expandindo o empreendedorismo social que se vale dessa lógica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
As formas de governo das nações capitalistas expandem a racionalidade neoliberal após a globalização e impulsionam a emergência do empreendedorismo social e das ações do terceiro setor.
Explicação:
As mudanças ocasionadas pela globalização ocorrem nos contextos político e econômico, expandindo e reforçando o capitalismo e a racionalidade neoliberal a muitas nações e, dentro dessa lógica, reforçando as ideias do empreendedorismo de negócios já em prática e impulsionando o surgimento do empreendedorismo social e a consolidação das iniciativas do terceiro setor.
As tecnologias de informação e comunicação impulsionaram o surgimento do empreendedorismo capitalista. A competitividade e a concorrência que se acentuam a partir do cenário da globalização afetam tanto o empreendedorismo capitalista quanto o empreendedorismo social, pois ambos necessitam valer-se de inovações e criatividade para que se diferenciem e tenham êxito. Além disso, as ideias que impulsionam tanto o empreendedorismo capitalista quanto o empreendedorismo social se originam dentro de um contexto capitalista associado às ideias liberais de democracia e cidadania e não de caráter socialista.