1. Os ancestrais das cobras possuíam membros, que desapareceram ao longo da evolução do grupo. Marque a alternativa que explica, de acordo com o lamarckismo, a ausência de patas em serpentes: * 1 ponto a. Os ancestrais das cobras adotaram hábitos rastejantes, deixando de utilizar os membros, que atrofiaram e acabaram por desaparecer nesses animais. b. Existiam variações nas características ancestrais das cobras. Os animais que não possuíam membros, foram selecionados pelo ambiente pois favoreceu o hábito rastejante. c. As cobras não alteraram suas características ao longo do tempo, reforçando o fixismo. d. Cobras com patas foram extintas pois as mesmas não conseguiam habitar os ambientes hoje habitados por esses animais.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) Os ancestrais das cobras adotaram hábitos rastejantes, deixando de utilizar os membros, que atrofiaram e acabaram por desaparecer nesses animais.
Explicação: Para Lamarck o meio não seleciona indivíduos com variações diferenciadas mas força esses indivíduos às mudanças, de forma a se adaptarem ao meio onde vivem. Sendo assim, ao longo do tempo esses indivíduos vão se modificando de acordo com as necessidades do meio onde vivem, não havendo extinções de espécies e sim adaptações de espécies que vão se transformando de acordo com o uso ou desuso de partes do seu corpo, repassando essas alterações aos seus descendentes. Portanto, de acordo com a lei do uso e desuso de Lamarck, as cobras ancestrais perderam seus membros, que atrofiaram após esses animais adotarem hábitos rastejantes, característica repassada aos descendentes, de acordo com a lei da herança dos caracteres adquiridos.
Corrigido pelo classroom
A alternativa que melhor responde essa pergunta é a letra a).
De acordo com a teoria evolucionista de Lamarck, quando, por várias gerações uma parte ou um membro do corpo não é utilizado pelo animal (seja por mudanças no ambiente ou por mudanças em seus hábitos), esse membro se atrofia e as gerações seguintes já nasceriam sem a presença dele.
A sua teoria se difere daquela de Darwin, onde já existiriam vários indivíduos com características diferentes e aquele com as melhores de acordo com o meio, acabam sobrevivendo e se reproduzido, levando os genes adiante.