História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás


1)

“Ora, sem dúvida os historiadores estão certos em afirmar que o nacionalismo, como ideologia e movimento que busca obter e manter a autonomia, a união e a identidade de um grupo social, considerado por alguns de seus membros como constitutivo de uma 'nação' real ou potencial, é um produto do fim do século XVIII. Foi nessa época que surgiu uma doutrina especificamente nacionalista, afirmando que o mundo se divide em nações distintas, cada qual com seu caráter peculiar; que as nações são a fonte de todo o poder político; que os seres humanos só são livres na medida em que pertencem a uma nação autônoma; que a paz e a segurança internacionais dependem de que todas as nações sejam autônomas, de preferência organizadas em Estados próprios. Só no século XIX essas ideias se tornaram correntes, no contexto específico do sistema interestatal europeu.”

A passagem acima apresenta uma reflexão sobre a historicidade do nacionalismo moderno, circunscrito ao período que se estende do fim do século XVIII aos dias de hoje. Escolha a alternativa que menciona dois acontecimentos responsáveis pela eclosão dos vários movimentos de caráter nacionalista nos séculos XVIII e XIX:

Alternativas:

a)

Batalha de Trafalgar e Batalha de Jena-Auerstadt.
b)

Revolução Francesa e Congresso de Viena.
c)

Revolução Gloriosa e Congresso de Viena.
d)

Revolução Francesa e Revolução de Julho.
e)

Comuna de Paris e Congresso de Viena.

2)

“Sob a liderança da (1), a questão nacional foi enfrentada pela formação da (2). A partir da década de 1830, foram extintas as barreiras alfandegárias entre diversos Estados alemães, e passou a ter vigência uma única tarifa no comércio externo da União. Assim, na Alemanha, a união (3) precedia a unificação (4). Esse lento movimento que se iniciou com a União Aduaneira foi ganhando impulso, e a Prússia, utilizando meios diplomáticos, pressões militares e intervenções armadas, promoveu a unificação do país, num processo que culminou com a formação do Império em 1870.”

Leia cuidadosamente a passagem acima e escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

Alternativas:

a)

1. Áustria; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. política.
b)

1. Saxônia; 2. Confederação Germânica; 3. econômica; 4. política.
c)

1. Prússia; 2. Confederação Germânica; 3. política; 4. econômica.
d)

1. Prússia; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. política.
e)

1. Prússia; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. religiosa.

3)

Analise as seguintes afirmações:

I. A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) é iniciada em função de disputas sucessórias em torno do trono da Espanha.

II. Termina com a proclamação de Otto von Bismarck como imperador (kaiser) da Alemanha, em uma cerimônia no Palácio de Versalhes.

III. A guerra marca o fim da década de conflitos em que a Alemanha promove a sua unificação e se afirma como uma das principais potências do continente.

Leia atentamente as afirmações acima e escolha a alternativa que lista somente as sentenças VERDADEIRAS:

Alternativas:

a)

I e II.
b)

II.
c)

II e III.
d)

III.
e)

I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
45

1 -

É correta a alternativa B.

A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, deu início a um longo processo de questionamento das bases políticas do Antigo Regime (o Absolutismo) e fortaleceu o republicanismo, tendência política que foi novamente reforçada com as Revoluções de Julho (em 1830).

2 -

É correta a alternativa  D.

A Prússia, principal potência econômica e militar da Federação Germânica, promoveu, durante boa parte do Século XIX, a integração cada vez maior dos principados germânicos, de modo a derrotar, militarmente, as resistências e formar um Estado unificado a partir da economia centralizada.

3 -

É correta a alternativa  E.

A Guerra Franco-Prussiana representou o momento em que as hostilidades entre franceses e alemães não poderiam mais ser resolvidas de maneira diplomática, sendo o trono espanhol (que ficaria alinhado diplomaticamente com um ou outro país) representou a justificativa final para este conflito, que terminou com uma retumbante vitória alemã, o fim do Segundo Império Francês e a concretização do longo processo , que ocorreu durante todo o Século XIX, da unificação daquele país.


cristianowilerson: 1-B 2-D 3-E 4-B 5-C
cristianowilerson: Correto conferido
fernandaapare5: Obg
crisspereira: certinho
Respondido por andreiabarreto76
13

Resposta:

1 - b)Revolução Francesa e Congresso de Viena.

2 - d)1. Prússia; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. política.

3 - e)I e III.

4 - b) A-3, B-2, C-1.

5 - c) Questão Romana.

Explicação:

corrigido pelo ava.

Perguntas interessantes