Geografia, perguntado por 4n46ar0l1n4, 1 ano atrás

1)oque e relevo e qual é a sua influência na sociedade?

2) quais as principais formas de relevo continental? de características de cada uma dessas formas de Relevo.

3)diferencie a altitude da altura.qual e a influencia na altitude do clima?

4)explique a técnica de ter racionamento na agricultura.

5)quais são as unidades de relevo submersas?

6)explique oque são cordilheiras mesoclânicas.

7)de 2 exemplos de agentes internos e que influenciam o relevo e suas consequências.

8) oque e imtemperismo? quais os tipos de imtemperismo existentes? explique.

9)explique o processo de erosão e sua consequências.

10)como o homem pode contribuir para o aceleramento do processo de erosão?

11)oque são falésias?

12)qual o tipo de Foz favorável para a navegação? explique.

13)diferencie rio perenes de rios intermitentes ou temporários.

14)de 2 exemplos de uso sustentavel dos recursos hídricos.

15)qual ea diferença entre clima e tempo?

16) oque são massas de ar? qual a principal diferença entre as massas equatorial continental e equatorial atlantica?

17) comente dois elementos que influenciam o clima.


"Por favor me ajudem e pra hj vou marcar como melhor resposta quem me ajudar bastante"

Soluções para a tarefa

Respondido por Lemekleo1
5

1-

O relevo pode ser definido como as formas da superfície de um planeta.

Relevo e sociedade formam diferentes faces de uma mesma composição estrutural, a qual responde pela interação das atividades humanas com a cadeia de elementos naturais. Assim sendo, é impensável considerar um sem o outro, muito embora a maior parte das paisagens geomorfológicas do nosso planeta tenha se constituído em períodos anteriores à formação das primeiras civilizações.


Nesse sentido, se considerarmos a influência e a mútua relação entre relevo e sociedade, perceberemos o quanto os elementos naturais condicionam, em partes, as atividades humanas. Normalmente, os agrupamentos humanos optam por estabelecer suas práticas em lugares planos ou naqueles menos inclinados possíveis. No entanto, com o desenvolvimento das diferentes técnicas, foram desenvolvidas formas de também ocupar esses espaços, embora tal ocorrência nem sempre seja realizada de maneira sustentável.

2-Formas de Relevo




Planaltos




Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.



Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.




Planícies




É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.



Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.




Depressões




As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região se situa numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.



Exemplo: Depressão Sul Amazônica




Montanhas


As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.



As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.



Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).


3-

Existem muitos fatores que influenciam a dinâmica climática, como a latitude, os ventos, as massas de ar, a umidade, as chuvas, a maritimidade e a continentalidade, a temperatura dos oceanos, entre outros. Apesar dessa diversidade, a altitude é um dos fatores mais decisivos sobre as características do clima.


Lemekleo1: Era mt
Lemekleo1: Grande nao tina como responder tudo
4n46ar0l1n4: mais mesmo assim muito obg e pra uma prova
4n46ar0l1n4: mais vc pode resumir
Perguntas interessantes