1 – Observe o trecho: "“Minha Nossa Senhora!”. O piazinho deu meia-volta e largou numa disparada louco rumo da cidade, com os olhos do tamanho de um pires e os dentes rilhando[...]”. De quem é a fala “Minha Nossa Senhora”? *
1 ponto
a) a fala é do narrador do causo (contador), que se espantou com a situação e quis passar esse sentimento ao relatá-la.
b) a fala é do piazinho (menino) que avistou o automóvel (“animal estranho”) e ficou espantado com a situação.
c) a fala é dos adultos, ao serem informados pelo menino sobre a aproximação do tal “animal estranho”.
d) a fala é dos pais do piazinho, ao perceberem que o filho estava correndo sérios riscos, por conta de estar próximo ao animal desconhecido.
Soluções para a tarefa
A letra (B) está correta e é o gabarito da questão.
Texto-base: Aquele animal estranho, de Mário Quintana.
A fala “Minha Nossa Senhora”? é do piazinho, que é um termo usado para fazer referência a uma criança. Com base no próprio texto, podemos notar que o piazinho ficou assustado com a presença do "animal estranho" (que era um carro).
Naturalmente, a fala do piazinho representa uma situação de perplexidade com algo que ele nunca tinha visto e que causou muito medo.
Dessa forma, fica claro que a fala do piazinho deixa a história bem mais engraçada e interessante.
Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!
É possível identificar que a fala “Minha Nossa Senhora!” foi expressada pelo narrador personagem, no caso, o piazinho (alternativa B).
As aspas (" ") são a representação e sinais de pontuação sobre de uma citação, utilizadas para identificar o início e o término de alguma fala, texto ou discurso.
Elas podem traduzir uma espécie de discurso direto, expressando a maneira exata da fala do personagem.
As aspas são classificadas como aspas simples e aspas duplas.
As aspas simples só serão usadas quando as aspas duplas já estiverem em uso. Por exemplo: "No verão, ela me disse que 'só usava' aquele vestido".
As aspas duplas são empregadas em discursos ou para citar textos. Por exemplo: Jorge respondeu Fernanda daquele jeito: "Não toque mais nesse assunto!".
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/27023992