1 - Observe o gráfico 1, da DDP em função da corrente elétrica, considerando o resistor ôhmico para valores acima de 4 V, determine a corrente elétrica quando a DDP for de 10 V. *
a) 10 A
b) 1 A
c) 0,4 A
d) 40 A
2 - Em uma rede elétrica doméstica é usado fios de cobre na instalação. Nessa casa, para alguns pontos da casa é utilizada uma espessura diferente de fio. Na cozinha, por exemplo, esperando aparelhos com alta potência é usado um fio mais grosso, o mesmo acontece com a fiação do chuveiro elétrico. Assinale a afirmativa que melhor explica essa opção pela diferenciação na espessura do fio dentro do circuito: *
a) A espessura do fio é inversamente proporcional a resistência, quanto menor a resistência mais corrente elétrica pode passar por ele.
b) A espessura do fio aumenta a resistência do fio, e por isso reduz a chance de um curto circuito no aparelho elétrico.
c) A escolha foi feita apenas por motivos estéticos, não tendo nenhuma relação com a corrente elétrica que atravessa o fio.
d) Se utilizasse um fio mais fino para a ligação desses aparelhos haveria uma perda de energia pelo caminho, e a potência seria reduzida.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-b
2-a
Explicação:
confia na mãe
01) A corrente para 10V é de 1A. Alternativa B.
02)Pela Segunda Lei de Ohm, podemos afirmar que a Alternativa A esta correta.
A DDP (diferença de potencial) é a diferença entre um ponto e outro de um circuito e o seu valor U é dado em Volts [V]
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons de um circuito que vai de um local com menor ddp para outro com maior ddp. O seu valor I é dado em Ampere [A].
Para calcularmos o valor de corrente da corrente em um circuito, utilizaremos da primeira lei de Ohm, onde deveremos encontrar a resistência R a passagem de corrente.
U=R.I
4=R.0,4
R=10Ω
Temos que a resistência do circuito é de 10Ω. A resistência desse circuito não irá se alterar, logo:
Quando a ddp for de 10V:
10=10.I
I=1A.
Chegamos a conclusão na questão 02 pela Segunda Lei de Ohm. George Simon Ohm foi o homem que primeiramente pensou na resistência elétrica desenvolvendo a sua primeira lei que relaciona a tensão, corrente e resistência elétrica e posteriormente a sua segunda lei dada por:
R=(ρ.L)÷A
Onde:
- R é a resistência elétrica[Ω]
- ρ é a resistividade do material[Ω.m]
- L é o comprimento [m]
- A é a secção transversal do material [m²]
Analisando essa fórmula podemos ver que o comprimento do fio é diretamente proporcional a resistência, isso quer dizer que, quando o comprimento aumenta ou diminui, a resistência aumentará ou diminuirá como o fio.
Já a secção transversal é inversamente proporcional a resistência, isso quer dizer que, quando a secção transversal aumentar ou diminuir, a resistência aumentará ou diminuirá de forma contrária a secção.
Veja também sobre a primeira lei de Ohm em: brainly.com.br/tarefa/24150138
Veja também sobre efeito joule em: https://brainly.com.br/tarefa/5054040