1) Observe o excerto:
O século XVIII brasileiro corresponde ao período da colonização portuguesa em que a exploração de minérios atingiu seu auge. A partir desse momento se torna possível conceber a literatura brasileira como algo consolidado. Além das manifestações artísticas isoladas, passaram a existir as associações literárias, ou academias (aos moldes portugueses). Dentre elas, cabe destacar a Academia dos Renascidos, a Academia Científica, a Sociedade Literária e a Academia dos Seletos.
Essas agremiações, além de produzirem literatura, normalmente eram seu próprio público. É possível dizer que, em linhas gerais, existe uma literatura árcade brasileira mais relacionada ao cultismo barroco e outra de tendência mais próxima à estética neoclássica.
(Guerra, Bruna Tella. Literaturas de língua portuguesa I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o principal espaço da produção árcade no Brasil:
Alternativas:
a) Rio de Janeiro
b) São Paulo
c) Bahia
d) Minas Gerais
e) Cisplatina
2) “— Ai Deus! Disse Galvam; como fremosas maravilhas aqui há! Verdadeiramente sam demostradas de Nosso Senhor e sam altas maravilhas do Santo Graal e sam as grandes pruridades da Santa Egreja. Certas, disse Galvam a Estor, per esto que Deus mostrou a Elaim devemos nós a entender que jazemos empecado mortal e que nom nos ama Deus como a ele e que mais deve seer cavaleiro do Santo Graal que nós”.
Em relação à difusão das novelas de cavalaria em Portugal podemos afirmar que:
Alternativas:
a) Não houve manifestação desse tipo em Portugal. Por se tratar de uma tradição francesa, as novelas foram preteridas pelas cantigas, gênero criado na Península Ibérica.
b) Circulavam somente entre os nobres, que sabiam ler em francês e se identificavam com os ideais cavaleirescos.
c) Algumas novelas do círculo arturiano foram traduzidas e adaptadas e tiveram relativa circulação em Portugal, mas nada que pudesse ser comparado à circulação das cantigas.
d) Por se tratar de uma manifestação em prosa, mais simples de ser assimilada, ganhou mais popularidade do que as cantigas, que só interessavam às cortes.
e) Eram lidas pelos trovadores nas mesmas apresentações em que as cantigas eram entoadas, tendo uma circulação semelhante.
3) "Cícero e Quintiliano entendiam por humanitas a cultura espiritual, a polidez dos costumes e, mais geralmente, a civilização. Quando os intelectuais italianos, a partir de Petrarca, se voltaram novamente para os grandes escritores da Antiguidade, faziam-no no desejo de recuperar os valores da cultura que eles tinham exaltado. Essa 'recuperação' exigia a pesquisa de manuscritos, a eliminação das leituras defeituosas e a crítica filológica dos textos, bem como o estudo de línguas antigas esquecidas como o grego e o hebraico. Portanto, certos humanistas foram, principalmente, gramáticos e puristas. Mas era impossível que a redescoberta do pensamento dos Antigos não influenciasse a filosofia da época que operava tal descoberta. Daí o desenvolvimento de um sincretismo humanista que se esforçou por conciliar o Evangelho cristão com a sabedoria de Platão reencontrada e com a de Cícero, e a austeridade do cristianismo com o epicurismo ou, ao contrário, com o estoicismo. Este esforço de síntese caracteriza a época do Renascimento de Lorenzo Valla a Montaigne. O humanismo foi mais pagão em Itália que além-Alpes; sofreu uma tentação de cepticismo com os 'paduanos' e com Dolet. Mas, no seu todo, com Ficino, Thomas More e Erasmo, foi principalmente uma tentativa —parcialmente bem sucedida — de integração no cristianismo do amor à vida e à beleza que tinha marcado a cultura antiga".
Com base na leitura do trecho acima, assinale a opção que caracteriza o humanismo renascentista.
Alternativas:
a) O pensamento humanista refuta qualquer espécie de doutrina católica ao defender que o homem se deixe guiar pela ciência e por sua própria razão.
b) Através do resgate de textos da tradição greco-latina, os estudiosos humanistas buscavam reeditar valores clássicos no presente, unindo o conhecimento dos antigos às necessidades e crenças de sua própria época.
c) O humanismo voltou-se à tradução de textos gregos e latinos que permaneceram censurados pela Igreja durante a Idade das Trevas.
d) Muito preocupados em traduzir e redescobrir os textos clássicos, o movimento humanista teve uma produção própria muito tímida e pouco expressiva.
e) Ao romper com o passado e com a Idade das Trevas, pode-se dizer que o humanismo inaugura a Idade Moderna, guiada pela ciência e pelo antropocentrismo.
Soluções para a tarefa
Questão 1: Minas Gerais.
Explicação: A resposta da questão é Minas Gerais pois o estado abrigou os autores brasileiros que hoje temos como referência do arcadismo brasileiro. Um exemplo disso são os autores Basílio da Gama e Antônio Gonzaga.
Questão 2: Letra c) Algumas novelas do círculo arturiano foram traduzidas e adaptadas e tiveram relativa circulação em Portugal, mas nada que pudesse ser comparado à circulação das cantigas.
Explicação: Em Portugal as cantigas fizeram mais sucesso, tendo uma maior circulação popular.
Questão 3: Letra a) O pensamento humanista refuta qualquer espécie de doutrina católica ao defender que o homem se deixe guiar pela ciência e por sua própria razão.
Explicação: Uma das principais características do humanismo é a sua busca pela racionalidade, contradizendo valores da fé cristã, ou seja, modos de pensar católicos que tentavam explicar fenômenos da época, por isso a letra a está correta.
1D, 2C,3B,4E,5E, todas corrigidas
Através do resgate de textos da tradição greco-latina, os estudiosos humanistas buscavam reeditar valores clássicos no presente, unindo o conhecimento dos antigos às necessidades e crenças de sua própria época.